PT Animal

Parlamento Europeu agenda debate sobre práticas comerciais de cães e gatos

mae buldogue e crias

O Parlamento Europeu vai analisar, a 22 de setembro, um relatório sobre as práticas comerciais de cães e gatos no espaço comunitário. A portuguesa Animais de Rua é uma das associações que ajudou a elaborar o documento que vai ser apresentado pela EU Dog & Cat Alliance.

A EU Dog & Cat Alliance, entidade criada em 2014 e que congrega organizações da União Europeia que trabalham para a proteção do bem-estar de cães e gatos, promove a 22 de setembro, no Parlamento Europeu, em Bruxelas, a apresentação do mais recente relatório sobre práticas comerciais de cães e gatos no espaço europeu.

O documento, o primeiro do género, aponta as lacunas e destaca as diferenças na legislação em vigor em cada um dos países da União Europeia, fornecendo evidências concretas da necessidade de uma ação concertada para proteger o bem-estar dos cães e gatos envolvidos na criação e no comércio.

A Animais de Rua, que é membro da plataforma e esteve envolvida, na vertente de consultoria, na elaboração do relatório, vai estar presente neste importante encontro, em que serão oradores Nicola Caputo, deputado do Grupo da Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas do Parlamento Europeu (S&D), Andrea Gavinelli, chefe da Unidade de Bem-Estar Animal da Direção-Geral de Saúde e Segurança Alimentar da Comissão Europeia, Nathalie Welschbillig, da Representação Permanente do Luxemburgo junto da União Europeia, e Adrian Burder, da Dog & Cat Alliance.

À margem deste evento, cada membro da EU Dog & Cat Alliance terá a oportunidade de se reunir com os eurodeputados que representam o país, no sentido de lhes expor aquelas que entender serem as maiores e mais prementes necessidades legislativas a nível nacional. A presidente da Animais de Rua, Maria Pinto Teixeira, está já a preparar o relatório sobre as práticas em Portugal, mostrando-se esperançada em regressar de Bruxelas com excelentes notícias.

Mais informações sobre o evento estão disponíveis aqui.

Em destaque

Subir