Categorias: Nas NotíciasPaís

Parlamento ‘chumba’ resoluções de PSD, CDS-PP e PCP sobre Programa de Estabilidade e Nacional de Reformas

O parlamento ‘chumbou’ hoje resoluções do PSD e do CDS-PP que pediam a rejeição do Programa de Estabilidade, bem como uma recomendação do PCP que pedia a recusa das opções assentes “na submissão à União Europeia e ao Euro”.

A resolução do PSD que propunha a rejeição da “estratégia e caminho económico e orçamental” previstos no Programa de Estabilidade mereceu votos contra de PS, BE, PCP e Verdes, abstenção do PAN e a favor do CDS, além da bancada proponente. Com idêntica votação, foi rejeitada a resolução do CDS-PP que pretendia que a Assembleia da República recusasse o próprio documento apresentado pelo Governo à Assembleia da República em 15 de abril.

Também rejeitada, com votos contra do PS, PAN e CDS e abstenção do PSD, foi a resolução do PCP para que o parlamento recusasse “as opções assentes na submissão à União Europeia e ao Euro” e canalizasse recursos para melhorar salários e pensões, bem como os serviços públicos, que contou com votos favoráveis dos comunistas, bem como do BE e Verdes.

PSD e CDS-PP apresentaram ainda resoluções relativas ao Programa Nacional de Reformas, com os sociais-democratas a proporem medidas para “uma alternativa de crescimento forte e sustentável” e os democratas-cristãos a recomendarem ao Governo, num diploma de 128 páginas, medidas que “permitam colocar Portugal numa trajetória sustentada de crescimento económico e emprego”.

Ambas foram chumbadas com votos favoráveis apenas da bancada proponente, contando com a abstenção do PAN. Na do CDS, o PSD absteve-se, e na dos sociais-democratas foram os democratas-cristãos que se abstiveram. PS, BE, PCP e Verdes votaram contra ambas.

Mesmo que alguma resolução fosse aprovada, este instrumento parlamentar não tem força legislativa, tratando-se apenas de recomendações ao Governo.

O Governo apresentou no dia 15 de abril o Programa de Estabilidade para 2019-2023, no qual mantém a meta de défice de 0,2 por cento do PIB para 2019 e prevê um excedente para 2020 (0,3 por cento do PIB).

No documento, o executivo reviu em baixa o crescimento da economia para 2019, apontando agora para uma expansão de 1,9 por cento, um decréscimo face aos 2,2 por cento que o Governo antecipava no Orçamento do Estado, mas que supera as previsões dos restantes organismos.

Quanto ao desemprego, o Governo antecipa que a taxa desça dos 7 por cento registados em 2018 para os 6,6 por cento este ano, caindo para 6,3 por cento em 2020.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 26 de abril de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 26 de…

há % dias

Alterações climáticas podem tornar-se na principal causa da perda de biodiversidade até 2050

De acordo com um estudo publicado hoje (sexta-feira, 26) na prestigiada revista Science, a biodiversidade global…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

26 de abril, dia de recordar as vítimas de Chernobyl

A 26 de abril de 1986, na Ucrânia (então parte da União Soviética), dá-se o pior…

há % dias

UC coordena projeto europeu direcionado para agricultura digital

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) está a coordenar um…

há % dias

24 de abril, os gregos entram em Troia escondidos no mítico Cavalo

O dia 24 de abril marca a entrada dos gregos em Troia: os troianos julgam…

há % dias