Nas Notícias

Paredes de Coura acaba com fogo de artifício e doa dinheiro aos bombeiros

A Câmara Municipal de Paredes de Coura suspendeu o fogo de artifício que é tradição nas festas do concelho e vai doar aos bombeiros o dinheiro que poupa com essa decisão.

As festas concelhias de Paredes de Coura contam, todos os anos, com um espetáculo pirotécnico. Mas em 2016 a realidade muda. A celebração, que termina no próximo domingo, não terá fogo de artifício. A verba que se poupa com essa decisão será doada à associação humanitária dos bombeiros locais.

Vítor Paulo Pereira, presidente da Câmara de Paredes de Coura, anunciou uma alteração às festas do concelho. Numa altura em que os bombeiros lutam contra os incêndios – e sabendo-se que os espetáculos pirotécnicos são um potencial foco de perigo –, o autarca decidiu dar “um sinal de pedadogia”.

“Este é um claro sinal de pedagogia e prevenção, ajudando quem mais combate o flagelo dos fogos num gesto de nobre cidadania. É uma questão de sensatez e não se trata de pôr em causa uma tradição”, disse o autarca, em declarações reproduzidas pelo Norte Negócios.

Para o líder do município, “as tradições podem mudar ou acabar, se isso significar avanço civilizacional”.

Vítor Paulo Pereira defende também que “não faz sentido” ver os bombeiros lutar contra os incêndios e ver a comunidade a “incrementar riscos”, em nome de uma tradição.

Em destaque

Subir