Desporto

Paredes conquista título inédito no polo aquático ao derrotar o Fluvial

paredes campeao 210paredes campeao
Francisco Lima/FPN

O Paredes conquistou, pela primeira vez na história, o título nacional ao vencer fora o Fluvial Portuense por 9-7 (4-3, 1-0, 2-2, 2-2), no segundo jogo da final do ‘play-off’ do Campeonato masculino da 1.ª Divisão. No primeiro encontro, os paredenses haviam ganho por 14-12, após a marcação de grandes penalidades.

Num início de encontro com muitos golos, disputado no sábado, os paredenses marcaram primeiro por intermédio de António Cerqueira, mas os fluvialistas responderam por Pedro Maria.

Numa toada de golo e resposta, os paredenses terminaram o primeiro parcial a vencer por 4-3 com golos de Maxim Secrieru e bis de Tiago Costa, enquanto os tentos dos portuenses foram apontados por Jorge Lopes e Tiago Paraty.

As equipas passaram a defender melhor no segundo parcial e apenas António Cerqueira conseguiu marcar, chegando-se ao intervalo com o resultado de 5-3 favorável à formação do Vale do Sousa. A vantagem de dois golos foi preciosa para os forasteiros que assim conseguiram gerir o resultado de uma forma mais segura.

No terceiro período, o equilíbrio foi a nota dominante com dois golos para cada lado, João Vieira e Nuno Marques do lado do Fluvial e bis de António Cerqueira do Paredes.

No quarto e último período, o Paredes aumentou a vantagem para 8-5 por intermédio do canhoto Diogo Sousa e o jogo praticamente ficou aí sentenciado. Manuel Cardoso ainda reduziu para 8-6, mas Diogo Sousa, de novo, subiu a parada para 9-6.

O golo do fluvialista Nuno Marques perto do apito final já não alterou o rumo dos acontecimentos, fixando o resultado em 9-7.

Excelente arbitragem dos internacionais Luís Santos e Luís Vital.

Ficha de jogo

Fluvial Portuense-Paredes Rota dos Móveis, 7-9

Parciais: 3-4, 0-1, 2-2, 2-2

Árbitros: Luís Santos e Luís Vital

Marcadores: Fluvial Portuense – Pedro Maria (1), Jorge Lopes (1), Tiago Paraty (1), João Vieira (1), Nuno Marques (2) e Manuel Cardoso (1); Paredes Rota dos Móveis – António Cerqueira (4), Maxim Secrieru (1), Tiago Costa (2) e Diogo Sousa (2).

Em destaque

Subir