Mundo

Parceria entre a Uber e a Embraer pretende colocar táxis aéreos até 2020

A circulação rodoviária tornou-se um mercado que a Uber conquistou rapidamente, o que criou vários confrontos com os taxistas de todo o mundo. Contudo, a Uber não se fica por aqui, pelo que se está a preparar para vingar no espaço aéreo.

É uma realidade: os táxis aéreos estarão disponíveis a partir de 2020. A informação foi avançada pela agência Reuters, revelando que a Uber criou uma parceria com a Embraer, uma fabricante brasileira de aviões, que irão produzir os táxis aéreos.

A novidade reside no facto de estes aviões serem capazes de descolar e aterrar na vertical (VTOL). Ao contrário dos helicópteros, estes táxis são mais silenciosos e não emitem gases poluentes, uma vez que não elétricos.

Segundo a Uber, estes transportes conseguirão ligar as cidades de San Francisco e San Jose em apenas 15 minutos. A mesma viagem feita de carro demora cerca de duas horas.

A parceria foi confirmada à Reuters por Paulo César de Souza e Silva, o presidente-executivo da Embraer, reforçando que o objetivo é o de “desenvolver novas tecnologias, novos produtos e novos modelos de negócio que podem gerar oportunidades para a Embraer no futuro”.

Mark Moore, o diretor de Engenharia da Aviação da Uber, elogiou prontamente a empresa brasileira.

“O seu conhecimento de certificação de aeronaves com tecnologia ‘fly-by wire’ (…) e a confiança de que pode tornar essa tecnologia acessível a aeronaves mais pequenas é um ingrediente essencial para o nosso sucesso”, afirmou.

Está previsto que até 2020 estes táxis estejam nos céus do Texas e do Dubai, numa tentativa de diminuir o intenso trânsito que se regista nestas cidades.

Em destaque

Subir