Desporto

Paralímpico contratado para marcar ritmo vence a Maratona de Barcelona

Jonah Kipkemoi, atleta queniano paralímpico de atletismo nos Jogos de Londres, em 2012, participou nesta maratona como “lebre”, atleta que a organização do evento contrata para que imponha um certo ritmo aos atletas mais cotados. Mas o queniano surpreendeu e cortou a meta em primeiro lugar.

A Maratona de Barcelona que se realizou a 12 de março, celebrou o 25.º aniversário da realização dos Jogos Olímpicos na cidade catalã em 1992, ficou marcada por um momento insólito no atletismo.

O atleta queniano, de 27 anos, cruzou a meta, com a roupa que o identificava como “lebre”, registando um tempo de 2h08m, naquela que foi a sua primeira maratona.

“Já tinha corrido em meias maratonas e tinha corrido bem, mas não esperava esta marca. Estou realmente surpreso”, afirmou Kipkemoi.

Por ter vencido a prova em menos de 2h09m recebeu 10 mil euros, para além dos três mil euros que teve direito ao ser contratado como “lebre”.

Contudo, esta não foi a única surpresa da Maratona de Barcelona. Jacob Cheshani, outro atleta queniano, foi o segundo classificado da competição, apesar de também ter sido escolhido para marcar o ritmo. Cruzou a linha de chegada com um tempo de 2h09m, meio minutos depois de Kipkemoi.

A prova ficou marcada pela ausência de última hora do principal favorito e a retirada do segundo devido a uma lesão no bíceps femoral ao quilómetro 30 fez com que Kipkemoi ficasse sozinho e isolado na reta final.

Os cinco primeiros atletas a cruzar a linha de chegada da prova disputada na Catalunha são quenianos.

A trajetória da Maratona de Barcelona foi pensada para passar por vários pontos de interesse turístico da cidade, como a Sagrada Família, a Torre Agbar, o Paseo de Gràcia, o Arc de Triomf, o Camp Nou, a Ponte Calatrava, entre outros.

Metade dos 20 mil inscritos para a 40.ª edição deste ano eram provenientes de 181 países e 20 por cento eram mulheres.

Em destaque

Subir