Cultura

“Paraíso” de Marlene Monteiro Freitas abre quarta edição do “Materiais Diversos” em Alcanena

minde alcanena“Paraíso”, de Marlene Monteiro Freitas, abre amanhã a quarta edição do festival de artes performativas Materiais Diversos, em Alcanena. Até dia 29, 15 projetos de dança, teatro, performance e música celebram a “contemporaneidade artística no Ano do Brasil em Portugal”.

A freguesia de Minde, em Alcanena, acolhe entre amanhã e dia 29 a quarta edição do festival de artes performativas Materiais Diversos, com 15 projetos de dança, teatro, performance e música a celebrarem a “contemporaneidade artística no Ano do Brasil em Portugal”. As obras são da autoria de 13 artistas portugueses e nove brasileiros.

“Paraíso – Coleção Privada”, de Marlene Monteiro Freitas, assinala amanhã a abertura de um certame que se estende a Alcanena e ao município vizinho de Torres Novas. O festival volta a apostar nos encontros profissionais, como o Encontro Luso-Brasileiro de Cooperação Artística, com o tema “O Ano de Portugal no Brasil e Brasil em Portugal”, o Encontro AMC, sobre o papel da Associação Minde Cultural no desenvolvimento estratégico da vila de Minde, o encontro REDE/Associação de estruturas para a dança contemporânea, sobre o papel do festival no panorama artístico atual.

Em época de cortes na despesa, a associação Materiais Diversos insiste que o festival “só é possível com o apoio da Câmara Municipal de Alcanena, da Secretaria de Estado da Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro, da Funarte, da Região de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo”.

A estes apoios somaram-se “um número indeterminado de entusiastas da população local, que tomou o festival como seu”, e uma vasta equipa de colaboradores.

“Os números são usados, hoje mais do que nunca, como uma desculpa demagógica para um desinvestimento na Cultura, que se acentua de ano para ano. Seria fácil desistir com um panorama tão desarmante. No entanto, adaptámo-nos a um novo paradigma de relação entre parceiros”, explicou Tiago Guedes, diretor artístico do festival.

A associação Materiais Diversos procura “incentivar a investigação e a experimentação artísticas e sensibilizar o público em geral para a arte contemporânea”. O festival realiza-se anualmente no concelho de Alcanena, aproveitando a “moldura” do património natural e paisagístico das Serras de Aire e Candeeiros, estimulando “o diálogo e a reflexão em torno da arte contemporânea fora do circuito urbano e descentralizado dos habituais circuitos de programação”.

Em destaque

Subir