Economia

Paragens de produção na Autoeuropa terão levado à dispensa de 200 trabalhadores nos fornecedores

autoeuropaAs paragens na produção nunca afetam só a empresa onde ocorrem: os fornecedores da Autoeuropa já tiveram de dispensar 200 trabalhadores, denuncia a Comissão Coordenadora dos trabalhadores do Parque Palmela. Este ano, a empresa já parou 33 dias.

Um mês depois do presidente-executivo da Autoeuropa reconhecer a impossibilidade de garantir a manutenção dos 3600 funcionários, os trabalhadores afirmam que os despedimentos são já uma realidade: não na fábrica de Palmela, mas nas empresas que a fornecem. Segundo Daniel Bernardino, da Comissão Coordenadora dos trabalhadores do Parque Palmela, 200 pessoas foram dispensadas ao longo do ano, devido às constantes quedas nas vendas de automóveis.

Desde o início do ano que a Autoeuropa vem optando por parar em determinados dias, evitando reduzir a produção. Ao todos, houve 33 dias de paragem, com as consequências agora relatadas por Daniel Bernardino (citado pela TSF): quem mais se tem ressentido são as empresas fornecedoras, que só este ano dispensaram 200 trabalhadores. No Parque Palmela há 18 empresas, das quais 13 trabalha quase em exclusivo para a Autoeuropa.

Hoje deve ser anunciado o plano de trabalho para dezembro e janeiro, com os trabalhadores a anteciparem mais dias de paragem na Autoeuropa. 

Em destaque

Subir