TV

Parabéns e bolo para Jia Jia, o panda em cativeiro mais velho do mundo

Jia Jia fez 37 anos e celebrou com um bolo de vegetais e flores. A panda gigante, que já era o exemplar que há mais tempo vive em cativeiro, renovou o recorde de longevidade em cativeiro. ‘Traduzidos’ para a idade humana, os 37 anos de Jia Jia equivalem a um século de vida.

Hoje é dia de festa em Hong Kong: Jia Jia, a panda gigante que é a estrela do Ocean Park, celebra 37 anos de vida.

‘Traduzidos’ para a idade humana, estes 37 anos de Jia Jia equivalem a um século de vida.

A festa foi de arromba e a panda teve direito a um bolo especial, com vegetais, flores e raízes em gelo.

“Jia Jia estabeleceu dois recordes no Livro do Guinness, por ser o panda vivo mais velho em cativeiro e o que passou mais tempo em cativeiro na história”, revelou Blythe Ryan Fitzwilliam, representante da empresa que assinala estes registos.

Nascida em 1978, na província de Sichuan, Jia Jia, cujo nome significa ‘excelência’, foi oferecida pela China a Hong Kong em 1999, como lembrança do segundo aniversário da devolução da antiga colónia britânica ao ‘império do meio’.

Jia Jia já era a mais velha habitante de um parque, mas ao atingir os 37 anos (hoje) apoderou-se do recorde que era de Du Du, o macho que em julho de 1999 morreu com 36 anos de idade.

“Dorme mais, está menos ativa, mas envelhece bem, como uma avozinha”, comentou a veterinária Paola Martelli, revelando que a panda recordista tem cataratas, problemas de artrite e já não consegue mastigar bambu, seguindo agora uma dieta à base de fibras.

De acordo com as estimativas mais recentes da Autoridade Chinesa de Gestão de Florestas, em 2013 havia 1864 pandas gigantes a viverem, em liberdade, nas montanhas da China.

Na comparação com o estudo realizado dez anos antes, são mais 268 pandas a viver em estado selvagem.

Em destaque

Subir