Mundo

Para crescer, Japão vai precisar de mais idosos e mulheres no mercado de trabalho

policia japonesa 1 Segundo um relatório do governo do Japão, são necessárias mais mulheres e pessoas com idade superior a 65 anos no mercado de trabalho. Caso contrário, o país não consegue crescer ao mesmo ritmo, durante as cinco décadas que se seguem. Segundo estimativas do governo japonês, a população do arquipélago deverá cair para 87 milhões de pessoas.

Para continuar a crescer ao mesmo ritmo da atualidade, o Japão necessita dos seniores e das mulheres no mercado laboral, indica um relatório governamental, divulgado nesta quinta-feira.

Caso não utilize essa força de trabalho, o país compromete o crescrimento ao mesmo ritmo da atualidade, segundo o documento, publicado pelo Conselho de Política Económica e Fiscal e citado pelo diário japonês Nikkei.

O relatório especifica a quota de mulheres necessárias para que o Produto Interno Bruto (PIB) do Japão cresça a dois por cento, nos próximos 50 anos: mais cinco por cento de mulheres e seniores no mercado laboral.

O estudo antevê uma redução drástica da mão de obra no país, entre 2031 e 2060, o que vai determinar uma quebra no crescimento económico no Japão, de 0,3 por cento por ano.

Mas há mais recomendações neste relatório. As mulheres devem aumentar a sua presença nos cargos de gestão. Mais 30 por cento de senhoras nas chefias, a médio e longo prazo.

Na atualidade, somente 10 por cento das mulheres japonesas ocupam cargos de gestão, sendo que o Governo definiu essa meta dos 30 pontos percentuais para o ano de 2020, o que será demasiadamente tarde.

Segundo estimativas do governo japonês, a população do arquipélago deverá cair para 87 milhões de pessoas, no ano 2060, o que contrasta com os 126 milhões atuais.

Em destaque

Subir