Mundo

Paquistão abre inquérito para averiguar se houve cúmplices de Bin Laden

Paquistão nega cumplicidade entre governo e al-Qaeda. Primeiro-ministro paquistanês, Yusuf Raza Gilani, diz que qualquer apoio a Bin Laden seria “um absurdo”. No entanto, o chefe do Governo anuncia abertura de um inquérito, para apurar em que condições o líder daquela organização terrorista permaneceu no país.

O Presidente dos EUA disse em entrevista que não seria possível a Bin Laden viver Abbottabad, no Paquistão, desde 2005, sem qualquer tipo de apoio. Barack Obama considera que houve pessoas ou entidades que tinham conhecimento da presente do líder da al-Qaeda.

No entanto, o primeiro-ministro paquistanês desmente envolvimentos do país com a organização terrorista e anuncia a abertura de um inquérito, para apurar em que condições Bin Laden viveu no país sem ter sido detetado pelas autoridades.

“Qualquer acusação de cumplicidade, ou falha do Paquistão, é um absurdo. Estamos determinados em investigar como, quando e por que razão Osama Bin Laden esteve em Abbottabad”, disse Yusuf Raza Gilani.

Nesse sentido, acrescentou, “foram dadas ordens para abertura de um inquérito”, que tem como finalidade apurar toda a verdade sobre o refúgio do líder da al-Qaeda em território paquistanês.

Yusuf Raza Gilani lançou críticas à administração dos Estados Unidos, lembrando, com ironia, que “não foi no Paquistão que a al-Qaeda nasceu”, lembrando o apoio da CIA aos ‘mujahedin’ que combateram contra a União Soviética, no Afeganistão.

Em destaque

Subir