Nas Notícias

Papagaio foge e regressa a falar outra língua: “¿Qué pasa? Soy de Panama!”

papagaio espanhol Nigel, um papagaio da Califórnia, falava inglês, mas desapareceu durante quatro anos. Regressou a casa a ‘hablar’ espanhol e surpreendeu o dono, Darren Chick, que citou algumas frases do pássaro, como “¿Qué pasa? Soy de Panama!”.

Nigel, o papagaio cinza africano, tinha fugido de casa de Darren Chick. Até que a proprietária de uma loja, Julissa Sperling, o encontrou e decidiu oferecê-lo a Teresa Micco, uma veterinária que tinha perdido um pássaro da mesma espécie.

No entanto, depressa a veterinária percebeu que aquele não era o papagaio que perdera. E iniciou uma busca do verdadeiro dono, encontrando Chick. Graças a um chip colocado no pássaro, o reencontro foi possível.

O norte-americano não quis acreditar, quando viu de novo o seu papagaio, desaparecido desde 2010. Julgou que nunca mais recuperaria o seu animal de estimação, mas foi surpreendido.

Porém, a surpresa maior deu-se quando o papagaio começou a falar: o “hello” foi substituído por “hola” – o inglês que o pássaro aprendera e que sempre usara deu lugar ao espanhol.

E mal o papagaio cumprimentou Chick deu-se a estranheza. “¿Qué pasa? Soy de Panama!”, ‘dizia’ o pássaro, num perfeito espanhol.

Apesar da diferença linguística, o dono não teve dúvidas de que aquele era, realmente, o seu papagaio desaparecido.

“Eu percebi logo que era o meu Nigel, apesar da diferença de língua. É estranho, mas o que importa é que ele regressou e está muito bem”, afirmou o dono, que recebeu uma bicada no momento em que pegou no seu velho amigo.

Afinal de contas, a bicada não surpreende, porque quatro anos de distância relativamente ao dono, para um papagaio, é muito tempo. O suficiente para aprender uma nova língua, pelo menos.

Em destaque

Subir