Mundo

Papa Francisco implacável com padres pedófilos

O Papa Francisco prometeu ter mão pesada contra os padres que abusem sexualmente de menores. E avisa que não perdoa nem perdoará estes atos.

Após uma reunião com a comissão de assuntos relacionados com abusos sexuais, esta quinta-feira, o líder da Igreja Católica tratou de avisar que tomará “as medidas mais firmes possíveis” para penalizar os abusadores e os superiores religiosos que os encobrirem.

“O abuso sexual é um pecado horrível, completamente oposto e em contradição com o que Cristo e a Igreja ensinam”, disse o Papa Francisco na comissão, que foi criada em 2014 para aconselhar o Vaticano e o próprio Papa.

“Quem for condenado por abusos sexuais pode pedir perdão ao Papa, mas eu nunca assinei um perdão destes, nem assinarei”.

Na Santa Sé, o Papa Francisco deixou ainda a promessa de lutar contra os pedófilos do sacerdócio para que assim possa “proteger as crianças”.

Na ‘Pontifícia Comissão para a Tutela de Menores’, como se chama esta comissão, o Papa Francisco disse ainda que “a Igreja enfrentou esses crimes com atraso”.

“Talvez a antiga prática de transferir as pessoas [de dioceses], de não enfrentar o problema, adormeceu um pouco a consciência”, atirou e foi mais longe: “Apenas um caso de abuso deve bastar para uma condenação, sem recurso de apelação.”

O Papa Francisco disse ainda que os “escândalos de abusos sexuais são um estrago terrível para toda a humanidade, os quais atingem tantas crianças, jovens e adultos vulneráveis em todos os países e em todas as sociedades”.

E prosseguiu: “Foi uma experiência muito dolorosa para a Igreja. Sentimos vergonha pelos abusos cometidos por ministros consagrados, os quais deveriam ser os mais dignos de confiança.”

Em destaque

Subir