Mundo

Papa Francisco celebra aniversário recebendo quatro sem-abrigo em casa

papa franciscopapa franc bigO Papa Francisco teve uma audiência inusita na missa com que celebrou os 77 anos de vida: quatro sem-abrigo assistiram à cerimónia, realizada na capela da Casa de Santa Marta. Os vários funcionários e colaboradores do Vaticano foram os restantes convidados.

Francisco, que se assume como o Papa dos pobres, contou com a presença de quatro sem-abrigo na missa de hoje, dia em que completa 77 anos de vida. Para além destes quatro fiéis, a cerimónia, realizada na capela da Casa de Santa Marta, foi ainda presenciada pelos funcionários e colaboradores do Vaticano que lidam mais de perto com o sumo pontífice.

A missa foi conduzida pelo decanodo colégio cardinalício, Angelo Sodano. No final, o esmoler pontifício, Konrad Krajewski, apresentou ao Papa os quatro sem-abrigo, explicando que costumam pernoitar em locais próximos do Vaticano, com Francisco a cumprimentá-los individualmente.

O 77.º aniversário foi assim celebrado de forma “particularmente familiar”, como o próprio Francisco havia pedido, relata a Rádio Vaticano. Os quatro sem-abrigo, assim como os restantes participantes na eucaristia, acompanharam o Papa ao pequeno-almoço.

A presença dos quatro sem-abrigo serviu para o líder da Igreja católica demonstrar que “Deus fez história” com “pecados de alto nível” e explicar como somos todos iguais: “Deus é consubstancial a nós, faz história connosco. Mais: quando Deus quer dizer quem é, diz ‘Eu sou o Deus de Abraão, de Isaac e de Jacob’. Qual é o nome de Deus? Somos nós, cada um de nós”.

“Deixar o Senhor escrever a nossa história: este é um desejo de Natal para todos nós. Que o Senhor escreva a tua história e tu deixes que Ele a escreva”, complementou o Papa Francisco, que a 17 de dezembro de 1936 nascia em Buenos Aires, na Argentina, e receberia o nome de baptismo Jorge Mario Bergoglio.

Em destaque

Subir