Mundo

Papa Francisco avança com comissão que protege crianças da pedofilia praticada no clero

papa exorcismopapa francisco 600 5Uma comissão criada pelo Papa vai proteger os menores que são vítimas de abusos sexuais, praticados por membros do clero. O que para a Igreja Católica era um tabu, para Francisco é um problema a combater. A composição e competências da comissão promovida por Francisco estão a ser ultimadas.

O Papa Francisco vai avançar com uma comissão que visa proteger menores de idade que são vítimas de abusos sexuais, por membros da Igreja Católica. O objetivo desta comissão é auxiliar a missão papal no combate a estes crimes que alguns membros do clero praticam.

A revelação de que o Papa pretende criar um órgão de combate à pedofilia na Igreja foi feito por Sean Patrick O’Malley, arcebispo de Boston e um cardeal muito próximo do Sumo Pontífice.

Esta comissão vai fazer um acompanhamento permanente de menores que sofram atos de abusos sexuais e irá também apostar na experiência de pessoas que conheçam aprofundadamente este fenómeno da pedofilia, quer na legislação, quer no apoio psicológico que deve ser dado às vítimas.

A comissão criada pelo Papa Francisco está a ser ultimada, no que diz respeito à sua composição, mas também no que concerne às competências que o órgão terá.

Brevemente, o líder da Igreja Católica comunicará ao mundo um documento com estes pormenores, que serão discutidos em parceria com as forças de segurança e outras entidades que combatem a pedofilia e prestam apoio às crianças que são alvo de abusos sexuais.

O que para a Igreja tem sido um tabu é, para o Papa Francisco, um problema que tem de ser resolvido. Trata-se de uma inversão da lógica do clero, que virou a cara a um problema transversal à sociedade e que envergonha.

A comissão vai prestar apoio não só às vítimas, mas também às famílias, com assistência psicológica, espiritual e médica.

Quanto aos membros do clero, serão vistos, pela comissão, como pessoas que necessitam de ser tratadas e recuperadas.

Recorde-se que há quase um ano a Organização das Nações Unidas (ONU) enviou um questionário para o Vaticano, para que fossem detalhados os casos de abuso sexual de menores praticados por padres, desde 1995. A resposta nunca foi dada, sendo que a Santa Sé considerou que o problema deveria ser colocado aos países que tinham registos de condenações de padres.

No próximo ano, a ONU vai enviar uma missão do Comité dos Direitos da Criança ao Vaticano, para fazer entrevistas a oficiais, afim de recolher informação sobre abusos. A resposta será certamente diferente.

Em destaque

Subir