Mundo

Papa começa amanhã viagem de três dias à Roménia

O Papa Francisco viaja sexta-feira para a Roménia para uma visita pastoral de três dias, durante a qual lembrará a perseguição soviética com a beatificação de sete bispos do rito greco-católico aprisionados nos anos 50.

A viagem será ainda um novo passo no diálogo com os ortodoxos e uma atenção às minorias com uma visita a um bairro cigano.

Francisco fará essa visita 20 anos depois de João Paulo II, o primeiro Papa a visitar este país de maioria ortodoxa.

O porta-voz do Vaticano, Alessandro Gisotti, explicou durante a apresentação da viagem que o chamado “ecumenismo do sangue” está novamente presente, a unidade de todos os cristãos através das diferentes perseguições por que passaram.

No final da Segunda Guerra Mundial (1945) um milhão e meio de católicos do rito oriental viveram na Roménia sofrendo uma dura perseguição. Centenas de sacerdotes greco-católicos foram presos e mortos na tentativa de os convencer mudarem-se para a Igreja Ortodoxa.

Mais tarde, o governo comunista declarou a Igreja greco-católica ilegal e confiscou seus edifícios e propriedades, uma questão que ainda está pendente nas relações entre o país e o Vaticano.

Em 19 de março, o Papa reconheceu o martírio sofrido por sete desses bispos, a maioria deles presos em 28 de outubro de 1948. Morreram na prisão devido às duras condições em que viviam e serão agora beatificados no chamado Campo da Liberdade de Blaj no último dia da viagem.

O Papa visitará ainda o bairro de Barbu Lautaru, onde a população é maioritariamente cigana.

O primeiro dia da viagem, depois de reuniões com o presidente e as autoridades do país, será dedicado ao diálogo ecuménico com um encontro com o Sínodo Permanente da Igreja Ortodoxa Romena e com o Patriarca Daniel.

À tarde celebrará uma missa na catedral católica de S. José, onde se espera que cerca de 30 mil pessoas.

Relevante será também a missa no santuário de Sumuleu-Ciuc, sobretudo porque são esperadas mais de 110.000 pessoas, entre as quais muitos húngaros que vivem na Roménia ou que virão para a ocasião.

Em destaque

Subir