Mundo

Papa Bento XVI visitará Cuba e México de 23 a 28 de março

papa_ratzingerO Papa Bento XVI é aguardado em Cuba e no México, numa viagem à América Latina, na qual falará de temas que marcam estas duas regiões como, o narcotráfico e a desigualdade social.

Será na próxima sexta-feira que Bento XVI visitará a América Latina, a região com mais católicos no mundo. Esta será a sua segunda passagem pela América Latina e a primeira por Cuba e México.

O pontífice permanecerá seis dias, de 23 a 28 de março, e seguirá um programa ameno, marcado por largas horas de descanso e poucos atos públicos.

Esta viagem ficará marcada pela tentativa de “recuperação” da relação com o povo latino-americano, pois estes dizem-se “esquecidos” pela Igreja, desde a morte de João Paulo II.

“O Papa vem saldar uma dívida com a América-Hispânica”, afirmou à imprensa local, o cardeal mexicano, Juan Sandoval Iñiguez.

A necessidade de revivificar a relação com os católicos é essencial, face ao decréscimo de crentes nos últimos anos.

Aterra no México a 23 de Março, no qual o objetivo da viagem papal será homenagear, em León, a Virgem de Guadalupe, padroeira da América Latina e haverão encontros com os presidentes episcopais do continente.

Seguir-se-á uma reunião com Felipe Carderón, presidente do México e um ato com crianças na Praça da Paz de Guanajuato.

Num país aonde residem fortes problemas como o narcotráfico, o Papa fará um apelo à paz e à reconciliação condenando a corrupção, a desigualdade social, os assassinatos e as migrações ilegais.

Já em Cuba, irá estar presente a 26 de março de onde permanecerá até dia 28, data do seu regresso. As cidades de Santiago de Cuba e Havana serão pontos de visita.

O dia 27 será marcado pelo encontro com o presidente, Raúl Castro e ainda existe a possibilidade de visitar Fidel Castro, no Palácio da Revolução.

No país menos católico da América Latina, só com cerca de 10 por cento de uma população de 11,2 milhões de habitantes crentes, Bento XVI irá realizar uma missa, no último dia da sua estadia, na Praça da Revolução José Martí, com capacidade para um milhão de pessoas.

Será decretada tolerância de ponto, a fim dos trabalhadores poderem assistir à missa.

Em destaque

Subir