Insólito

Pânico em escola norte-americana devido a um erro de texto num SMS

iphone_autocorrect_1Certamente já aconteceu a todos, o aborrecimento que é ter de ‘explicar’ ao telemóvel que somos nós que mandamos, não ele. Os conhecidos corretores ortográficos dos smartphones pregam-nos por vezes muitas partidas. Desta vez, no entanto, o erro da máquina proporcionou momentos de pânico.

Na memória dos norte-americanos está ainda bem vivo o tiroteio desta semana, ocorrido no Ohio, onde três jovens perderam a vida. No passado, e também nos Estados Unidos, são já algumas as histórias que marcaram algumas escolas com massacres sangrentos em que morreram dezenas de estudantes.

Contudo, desta vez, tudo não passou de um ‘mal entendido’ por parte de uma máquina. Aconteceu no estado da Geórgia, na escola de West Hall.

Um jovem, do qual não é conhecida a identidade, enviou uma mensagem SMS a um conhecido seu. O texto era simples: “gonna be at the West Hall today”, traduzido significa “vou estar na (escola) West Hall hoje’. Ora, por razões que todos já conhecemos e estamos habituados, o telemóvel do rapaz corrigiu automaticamente e de forma errada a mensagem, desvirtuando a expressão. No smartphone do seu colega surgiu algo assustador: “gunman be at Wst Hall today”. Ora, isto significa algo do tipo: “atirador na West Hall hoje”, e mais não é preciso contar.

O jovem, assustado com a mensagem, contactou imediatamente a polícia que enviou um quantidade considerável de agentes para a West Hall. O estabelecimento de ensino chegou mesmo a ser evacuado e fechado. Pouco tempo depois, os rapazes lá perceberam o erro e comunicaram o insólito acontecimento à polícia, que anulou de pronto toda a operação.

Em destaque

Subir