Nas Notícias

Panda grávida de atenção finge gestação para comer mais bambu

ai hin Uma panda gigante esteve grávida… de atenção. Durante dois meses, fingiu estar grávida para ter acesso a uma vida de luxo, com mais bambu e um ‘quarto’ com ar condicionado. Para desalento dos tratadores, Ai Hin não vai ter filhos: estava a fingir a gravidez.

Uma panda gigante é uma fingidora que, parafraseando Fernando Pessoa, finge tão completamente que chega a fingir que é gravidez a gravidez que deveras sente.

Ai Hin, uma panda gigante que vive no Centro de Investigação de Reprodução do Panda Gigante de Chengdu,na China, enganou os tratadores durante dois meses, levando-os a crer que estava grávida.

Em julho, os sintomas eram visíveis: a panda perdera apetite e mobilidade e, sobretudo, apresentava mudanças hormonais. No centro pensou-se que estaria grávida, mas Ai Hin estava apenas grávida de atenção.

“Assim que mostram os primeiros sinais de uma gravidez são notados, as pandas são levadas para um quarto individual, com ar condicionado e cuidados 24 horas por dia. Também recebem mais pão, frutas e bambu, por isso as pandas mais espertas usam isto a seu favor para melhorar a qualidade de vida”, explicou Wu Kongju, citado pela agência estatal Xinhua.

De acordo com este especialista, é relativamente habitual que as fêmeas, ao aperceberem-se das vantagens, mostrem sinais que afinal são apenas uma gravidez psicológica.

No caso de Ai Hin, o centro convidou a imprensa local a acompanhar a gestação e anunciou a instalação de um sistema de vídeo para transmitir o parto em direto, o que iria acontecer pela primeira vez.

Os especialistas acrescentaram que são várias as dificuldades na confirmação de uma gravidez, como a falta de fiabilidade das ecografias (por os fetos serem muito pequenos) e o curto ciclo de vida dos pandas gigantes.

De acordo com a agência Xinhua, só existem cerca de 1600 pandas em habitat natural, com a maioria a viver nas montanhas de Sichuan, onde está também sediado o centro de investigação.

Em cativeiro, por todo o mundo, existem cerca de 300 pandas gigantes, que apresentam uma das mais baxas taxas de reprodução entre todos os animais.

Em destaque

Subir