PT Animal

PAN nos Açores para debater soluções para os canis de abate em Portugal

Evento pretende envolver várias entidades na procura de soluções para adotar novas políticas de controlo de população nos canis municipais.

Deputado do PAN reúne com o presidente da Câmara de Ponta Delgada e visita o canil municipal, numa altura em que decorre, na Assembleia da República, a discussão da Iniciativa Legislativa de Cidadãos que visa acabar com os canis de abate em Portugal

O deputado do PAN – Pessoas – Animais – Natureza, André Silva, viaja até aos Açores no próximo dia 26 de fevereiro para participar num colóquio subordinado ao tema “As parcerias como modelo de atuação para a implementação de canis de acolhimento”, promovido pela Câmara Municipal de Ponta Delgada em parceria com a Associação Zoófila Portuguesa e a Campanha de Esterilização de Animais Abandonados e apoiado por várias entidades privadas (associações de proteção animal e clínicas). Este evento decorre entre as 14h00 e as 18h00.

O projeto surge de uma necessidade identificada pela autarquia que está a recorrer à esterilização de cadelas com vista a reduzir a população de canídeos na zona de intervenção do Centro de Recolha Oficial de Ponta Delgada e, consequentemente, o número de animais que aí dão entrada, nomeadamente cachorros.

Uma vez que as adoções são insuficientes para abrigar todos os animais acolhidos, uma elevada percentagem acaba por ser abatida, situação que se arrasta há anos e a que a Câmara Municipal, por razões éticas e também de redução de custos, pretende pôr termo.

O PAN tem recebido inúmeras denúncias sobre as condições de abate nos canis de Ponta Delgada pelo que saúda esta iniciativa de uma autarquia que revela vontade de começar a tomar iniciativas para melhorar as condições de vida dos animais no concelho em causa e em simultâneo adotar novas políticas de controlo de população nos canis municipais.

O deputado André Silva reúne com o presidente do município, José Manuel Bolieiro, no dia 26 de fevereiro, às 9h00, e no mesmo dia visita o Canil Municipal de Ponta Delgada acompanhado pela vereadora da tutela, Luísa Magalhães.

Em destaque

Subir