Nas Notícias

PAN quer regular publicidade de alimentos para crianças e jovens

obesidade, crianças e jovensPortugal está entre os países da Europa com maior número de crianças afetadas pela obesidade, o que levou o PAN – Pessoas – Animais – Natureza a apresentar um projeto-lei que pede a revisão da regulamentação da publicidade de produtos alimentares destinada a crianças e jovens.

Alimentação inadequada foi apresentada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um dos quatro principais fatores de risco para as doenças crónicas.

O desenvolvimento das doenças crónicas não transmissíveis – decorrente de uma alimentação deficiente e outros maus hábitos – afeta já mais de um terço da população europeia.

A nível global, estima-se que 60 por cento das mortes prematuras seja provocada por estas doenças.

Acresce que a alimentação inadequada foi apresentada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um dos quatro principais fatores de risco para as doenças crónicas.

E de acordo com a Comissão Europeia, Portugal está entre os países da europa com maior número de crianças afetadas pela obesidade (33,3 por cento das crianças entre os 2 e os 12 anos têm excesso de peso, das quais 16,8 por cento são obesas).

O PAN considera que “estes dados não podem ser ignorados”. E o impacto do marketing dos produtos alimentares e bebidas não alcoólicas prejudiciais à saúde é muito acentuado nos jovens e nas crianças.

Por estes motivos, o partido apresentou um projeto-lei que defende que “a melhor forma de evitar doenças no futuro das crianças é ensinar-lhes as melhores práticas de alimentação e dar-lhes a conhecer uma alimentação saudável e nutritiva”.

Em destaque

Subir