Nas Notícias

PAN pede intervenção urgente no caso da morte de animais à fome   

Uma centena de animais “em condições deploráveis” a morrer no norte do País leva PAN a exigir uma intervenção urgente das entidades. “A criação do Estatuto Jurídico do Animal permitiria que deixem de ser vistos como objetos ou mercadorias”, defende o partido Pessoas-Animais-Natureza.

PAN fala em “cenário deplorável, ameaçador da sobrevivência e dos interesses dos animais que pede uma intervenção concreta e urgente das entidades responsáveis”.

O PAN solicitou à Direção-Geral de Veterinária (DGAV) e à Câmara Municipal de Póvoa de Lanhoso (com caráter de urgência) a disponibilização dos recursos técnicos necessários para intervir no caso dos cerca de 100 animais a morrer em exploração privada desta localidade que se encontram num estado de subnutrição extrema, tendo inclusivamente, já morrido alguns.

O partido considera a situação “inadmissível”, sobretudo pelo “cenário dantesco contra os direitos dos animais que pede uma intervenção concreta e urgente das entidades responsáveis”, no sentido de prestar cuidados médico-veterinários aos referidos animais, bem como de os alimentar devidamente.

“Em paralelo, e decorrente destes maus-tratos, poderão decorrer graves problemas de saúde pública”, salienta uma nota divulgada pelo partido.

“Existem procedimentos alternativos ao abate dos animais, que devem ser contemplados, nomeadamente, a definição de um período de quarentena com a realização das análises necessárias para se aferir o seu estado de saúde, só assim se assegurando o seu tratamento condigno”, realça o comunicado.

O partido continua a encetar esforços para “obter mais informações e para apurar responsabilidades sobre esta situação pelo que continuará a pressionar as entidades responsáveis para agir em conformidade e ao solicitado pelo PAN e pela sociedade civil”.

O PAN recorda que os animais “são seres sencientes e conscientes, facto que já é internacionalmente reconhecido conforme Declaração de Cambridge de 2012”.

Em destaque

Subir