PT Animal

Vídeo: Pan Pan, o panda mais velho do mundo, morreu aos 31 anos

Morreu ontem Pan Pan, o urso panda mais velho do mundo. Tinha 31 anos, o que equivale a 93 anos em humanos. Pan Pan morreu num ‘lar’ em Dujiangyan, na China.

Para além de ser o recordista de longevidade, após a fêmea Jia Jia ter morrido em outubro, em Hong Kong, aos 38 anos de idade, Pan Pan era também um ‘super pai’.

De acordo com a imprensa chinesa, Pan Pan deixou cerca de 140 descescendentes.

A notícia que chega de Dujiangyan é triste, porém esperada. Este panda encontrava-se bastante doença e o avançar da idade apenas foi agravando o estado de saúde.

Em junho, Pan Pan ficou a saber que tinha cancro. Mas já sofria de cataratas, tensão arterial alta e má dentição, a qual lhe provocava dificuldades para se alimentar.

O ‘avô dos pandas’, como lhe chamou ontem a imprensa chinesa, vivia num ‘lar’ de Dujiangyan famoso por acolher pandas doentes e idosos, com mais cerca de 30 camaradas. A maioria tem mais de 20 anos de idade.

A morte de Pan Pan provocou uma onda de consternação nas redes sociais chinesas.

Os especialistas destacaram a importância deste panda para a conservação da espécie, que tem uma das mais baixas taxas de natalidade do reino animal.

A sobrevivência dos pandas tem sido assegurada pelos programas de reprodução em cativeiro, conduzidos por centros especializados como o de Dujiangyan (embora este seja vocacionado para pandas doentes ou idosos).

As estimativas apontam para que existam cerca de 2200 pandas, dos quais 400 vivem em cativeiro.

Em destaque

Subir