Mundo

Palestina é um estado, reconhece a Suécia, ignorando Israel

suecia lofven Pela primeira vez, um país ocidental da União Europeia reconheceu a Palestina como um estado de pleno direito. A Suécia quer ajudar a encontrar uma “solução pacífica para o conflito” entre palestinianos e Israel. Só que os israelitas condenam a decisão “lamentável” da Suécia.

Entre os membros ocidentais da União Europeia (UE) há um, só um, que reconhece a Palestina como um estado de pleno direito: a Suécia.

Foi o próprio primeiro-ministro, Stefan Lofven, a anunciar a decisão de reconhecer formalmente a Palestina, algo nunca feito por um país da UE.

Mas a medida já tinha sido antecipada publicamente pela ministra dos Negócios Estrangeiros, Margot Wallstrom, num artigo publicado no Dagens Nyheter: “Alguns vão afirmar que é demasiado cedo para tomar uma decisão destas. Eu, por outro lado, receio que seja demasiado tarde”.

“Demasiado tarde” face à escalada de violência na região, que assiduamente se torna notícia pelos conflitos entre palestinianos e israelitas.

“No ano passado, vimos como as negociações de paz mais uma vez foram interrompidas, como as decisões sobre novos colonatos na zona ocupada da Palestina prejudicaram uma solução de dois Estados, e como a violência voltou a Gaza”, argumentou Margot Wallstrom.

De acordo com o Governo, o reconhecimento oficial do estado da Palestina serve para dar início a “negociações mais equitativas no futuro” e para “dar aos jovens palestinianos a esperança de uma solução pacífica para o conflito”, como explicou a ministra sueca dos Negócios Estrangeiros.

A Suécia é o primeiro membro ocidental da UE a reconhecer a Palestina, mas não está sozinha: antes de ingressarem nos 28, Hungria, Polónia e Eslováquia tinham optado pela mesma decisão. Bulgária, Chipre, República Checa, Malta e Roménia também já reconheceram a Palestina.

Quem não gostou nada do anúncio foi Israel.

“É uma decisão lamentável e que reforçará os elementos extremistas e a política de recusa dos palestinianos”, afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros israelita, Avigdor Lieberman, através de um comunicado.

Segundo Lieberman, o anúncio sueco causou “grandes danos” sem que tenha “qualquer utilidade” na resolução do conflito.

Para os analistas israelitas, citados no Jerusalem Post, o reconhecimento “mais não faz do que alimentar expectativas irrealistas de elaboração de uma resolução com a comunidade internacional”, a qual não poderá contar com Israel.

Em destaque

Subir