Ciência

Paleontólogo português descobre fósseis com mais de 200 milhões de anos

Octávio Mateus é o único paleontólogo português a fazer expedições deste tipo na Gronelândia.

Foi neste país que Octávio Mateus descobriu fósseis de plesiossauro, um réptil marinho do tempo da primeira incursão no mar, durante a abertura do Atlântico, há mais de 200 milhões de anos.

Em declarações à agência Lusa, o paleontólogo explica que se trata do “plesiossauro mais antigo da Gronelândia, com cerca de 200 milhões de anos, e dos primeiros animais marinhos a explorar aquela zona” no começo da separação dos continentes europeu e norte-americano, originando o Oceano Atlântico.

Octávio contou que até agora apenas tinham escavado animais de ambientes terrestres do Triásico, com 220 milhões de anos, como anfíbios, dinossauros e fitossauros – répteis semelhantes a crocodilos.

“Em camadas um pouco mais acima, portanto mais recentes, do Jurássico Inferior, encontrámos três ossinhos – vértebras e costelas – que são de um plesiossauro, que é um animal marinho, logo é um dos primeiros vertebrados marinhos ligados à abertura do Atlântico e testemunha uma mudança ligada à abertura do Atlântico”, explicou.

Em destaque

Subir