Nas Notícias

Países da UE no Conselho de Segurança da ONU pedem retirada russa da Crimeia

Os cinco países membros da União Europeia (UE) no Conselho de Segurança (CS) da ONU condenaram hoje a “anexação ilegal” da península da Crimeia pela Rússia e manifestaram “total apoio à independência, soberania e integridade territorial da Ucrânia”.

Em comunicado conjunto após uma reunião do CS sobre a situação na Ucrânia, seis países pediram a Moscovo a “libertação incondicional” dos 24 tripulantes de três navios ucranianos apresados pela guarda-costeira russa num incidente junto ao estreito de Kerch em novembro.

A Alemanha, França, Reino Unido, Polónia e Bélgica, e ainda a Estónia – que em 01 de janeiro se junta ao órgão máximo da ONU como membro não permanente – exigiram que a Rússia acate a decisão do Tribunal Internacional do Direito de Mar (ITLOS), que em 25 de maio ordenou a libertação dos marinheiros e a devolução dos três navios.

Na declaração, os países também exortam Moscovo a restaurar a “navegação livre no mar de Azov” e a aplicação do acordo de Minsk.

O acordo de Minsk, assinado pela Rússia e Ucrânia no início de 2015 com a mediação da França e Alemanha, prevê o fim das hostilidades entre os rebeldes pró-russos e o exército ucraniano no leste do país em troca de reformas políticas por Kiev e a devolução pela Rússia à Ucrânia do controlo de uma larga faixa da fronteira comum.

Em destaque

Subir