Mundo

Pais italianos perdem guarda da filha por serem demasiado velhos

gabriella_luigi_1Ela tem 57 anos e ele 70. Juízes italianos retiraram-lhe a guarda da filha e deram-na para adoção. Caso é um dos mais polémicos da atualidade italiana.

O casal Ambrosis, Gabriella e Luigi, são o destaque da atualidade em Itália. Um grupo de juízes do tribunal de Turim decidiu retirar-lhes a guarda da filha, com apenas um ano e meio, justificando que os pais são demasiado velhos para cuidar da criança.

Gabriella teve durante anos problemas com a gravidez o que levou o casal a utilizar uma doação de óvulos. Passados nove meses nasceu Viola, a filha tão desejada.

Segundo comunicado do tribunal, Gabriella e Luigi cometeram um ato de puro egoísmo visto que a criança corre o sério risco de ficar sem pais demasiado cedo, ou será mesmo obrigada a cuidar deles enquanto ainda é uma adolescente.

Agora, a criança foi-lhes retirada dos braços e dada para adoção, o que está a gerar grande polémica um pouco por toda a Itália.

Gabriella e Luigi afirmam que foi como se Viola tivesse sido raptada e prometem lutar pela guarda da filha até às últimas consequências. O casal já introduziu um recurso de forma a reaver a criança.

Relatos de maus-tratos

A decisão do tribunal de Turim pode ter sido influenciada por alguns relatos que dão conta de maus-tratos por parte do casal à filha. Segundo alguns vizinhos, a criança foi por mais que uma vez deixada no carro durante bastante tempo, sem qualquer tipo de atenção por parte dos pais.

Gabriella e Luigi já foram inclusive submetidos a exames psicológicos que provaram que ambos não sentiam grande afeto a Viola, de apenas um ano e meio de idade.

Em destaque

Subir