Nas Notícias

País em seca extrema: Transmontanos já rezam novenas a pedir chuva

igrejaO cenário de seca extrema já afeta mais de metade do território continental (53 por cento), sendo que o resto do País atingiu o índice de seca severa, indica o Observatório de Secas do Instituto de Meteorologia. Os transmontanos já rezam novenas a pedir chuva. O desespero leva as populações a agarrarem-se à fé.

A totalidade do território português enfrenta um cenário de seca extrema ou severa, situação que se agravou, em comparação com o mês de fevereiro, segundo dados divulgados pelo Observatório de Secas do Instituto de Meteorologia (IM).

No seu boletim quinzenal, o observatório do IM revela que o quadro de seca agravou-se em todo o território. Em fevereiro, recorde-se, apenas 68 por cento do território continental estava em seca severa e 32 por cento numa situação extrema.

A falta de chuvas põe em causa culturas e leva a população ao desespero. Em Trás-os-Montes, com os solos sem água, resta a fé. Rezam-se novenas a pedir chuva que não cai num dos mais secos invernos de sempre.

As chuvas que caíram em Lisboa e no Alentejo são uma bênção divina, mas insuficientes. Os índices de água no solo estão em 50 por cento dos valores normais para esta época do ano.

Em destaque

Subir