Nas Notícias

Pais de crianças com cancro indignados com Centeno

A divulgação de imagens de crianças em sessões de quimioterapia nos corredores do Hospital de São João, no Porto, desagradou a Mário Centeno e a reação do ministro das Finanças deu origem a polémica.

Mário Centeno (esteve no Parlamento, nesta quarta-feira, para participar no Grupo de Trabalho para a Avaliação do Endividamento Público e Externo), teceu fortes críticas à divulgação de imagens de crianças nos corredores do Hospital de São João, no Porto, a receberem tratamentos de quimioterapia.

As fotos foram tornadas públicas numa reportagem do Jornal de Notícias, em abril, onde se denunciavam casos de tratamentos oncológicos em condições precárias, nos corredores do hospital, em pacientes menores de idade.

No Parlamento, Mário Centeno foi confrontado com o tema e não gostou de ver o assunto ser colocado na agenda política.

O ministro recusou entrar em debates “sustentados em notícias de jornal que não correspondem à verdade”.

Esta frase provocou indignação. O porta-voz dos pais das crianças com cancro, Jorge Pires, revela, em declarações à Renascença, que nenhuma imagem foi manipulada e que as fotografias representam uma realidade indesmentível.

“Não temos nenhuma fotografia alterada nem nenhuma imagem que não corresponda à realidade (…) Temos provas fotográficas e testemunhais de tudo, de tudo sem exceção”, afirmou, àquela rádio.

“Se nos vêm acusar de que nós é que somos mentirosos e que somos aldrabões que manipulam imagens e a opinião pública, então convido a que venham visitar o hospital connosco”, insistiu, indignado.

Recorde-se que o Hospital de São João inaugurou uma nova ala de oncologia pediátrica. Esses serviços de saúde funcionavam, há nove anos, em contentores.

Em destaque

Subir