Mundo

Pai que se esqueceu do filho no carro fez pesquisas sobre morte por calor excessivo

pai filho colo Quantas histórias já ouviu sobre o pai que se esquece do filho no carro enquanto vai trabalhar? Nos EUA, o pai de Cooper Harris – criança que morreu, vítima de um caso destes – está indiciado por homicídio qualificado. A polícia descobriu que fez pesquisas na Internet sobre o tempo que um animal aguenta sob calor extremo. Há suspeitas das autoridades de Cobb County, na Geórgia, de que este aparente esquecimento de Justin Harris tenha sido, afinal, planeado.

Os Estados Unidos ficaram chocados com a história de Cooper Harris, uma criança de 22 meses que foi esquecida pelo pai no carro, num dia de calor extremo e que viria a morrer.

O pai, Justin Harris, foi trabalhar e a criança não suportou sete longas horas, encerrada no veículo.

Não é, infelizmente, um caso único. No entanto, esta história pode ser, afinal, ainda mais rara. Ou mesmo única.

O pai do bebé, segundo suspeitas da polícia de Cobb County, pode ter encenado o esquecimento e ter deliberadamente colocado o filho no carro com o objetivo de o matar.

Sem surpresas, a autópsia revelou que a causa da morte da criança foi hipertermia, ou excesso de calor, em virtude das temperaturas elevadas que teve de suportar durante horas a fio.

O pai apresentou a teoria se esquecera do filho no carro. Como consequência, Justin Harris começou por ficar indiciado pelos crimes de homicídio negligente e também por maus-tratos.

Contudo, a polícia encontrou incongruências na história, com testemunhos que não batiam certo. Segundo o relatório policial, havia suspeitas de que o caso encerrava um crime de homicídio qualificado.

Justin afirmou, no primeiro interrogatório, que se esqueceu de deixar o filho no infantário, durante todo o dia. No entanto, as autoridades descobriram que este pai se tinha deslocado ao carro à hora do almoço (o filho ainda estava vivo).

A polícia achou estranho que neste regresso ao automóvel o pai não tivesse reparado na presença do filho. E nesse sentido as autoridades avançaram nas investigações.

Estiveram a analisar o computador pessoal de Justin Harris e descobriram um pormenor que pode incriminar este pai: nas pesquisas de Internet que fez, Justin quis saber, num motor de busca, quanto tempo precisa um animal para morrer de hipertermia.

Ou seja, há suspeitas de que tentou procurar informação para ter sucesso na consumação deste crime planeado. E por isso este pai ficou em prisão preventiva, sem direito a fiança.

O pequeno Cooper Harris morreu no dia 18 de junho, aos 22 meses de vida. Neste sábado, será sepultado. As investigações prosseguem.

Em destaque

Subir