Mundo

Padre acusa jovens abusados por sacerdotes de serem “os sedutores”

pedofilia padreBenedict Groeschel, um padre de Nova Iorque, diz que os jovens que são abusados sexualmente por sacerdotes são os “culpados desses atos” por serem “os sedutores”. O clérigo iliba os padres, que “não procuram cometer esse crime”.

Um padre de 79 anos, da arquidiocese de Nova Iorque, teceu polémicas declarações à ‘National Catholic Register’, através das quais inocenta os clérigos que abusam sexualmente de jovens. Benedict Groeschel, que abordava os crimes sexuais de membros da igreja, considerou que os padres “não procuram cometer o crime” e que apenas o fazem porque “os jovens são os sedutores”.

Nesse sentido, defende, os padres que cometem crimes de índole sexual “não devem ser condenados”, segundo este membro da arquidiocese de Nova Iorque. As palavras de Groeschel provocaram repulsa nos EUA e um pouco por todo o mundo, sendo que o clérigo acabou por pedir desculpas.

Em declarações reproduzidas pela AFP, disse “lamenta profundamente” que as suas ideias tenham magoado não só as jovens vítimas de abusos sexuais, como toda a sociedade norte-americana.

Entretanto, a entrevista de Benedict Groeschel foi removida do site oficial da ‘National Catholic Register’, publicadas nesta semana.

“Eu não tinha a intenção de culpar a vítima. Um padre (ou qualquer outra pessoa) que abusa de um menor é sempre responsável por esse ato. Lamento profundamente qualquer dano que tenha causado”, corrigiu Groeschel, em novas declarações que tentam evitar mais reações de repúdio.

Os frades da instituição de Nova Iorque também lamentaram as declarações, sustentando que Groeschel, “nos últimos meses”, tem enfrentado problemas de saúde, que afetam a sua “memória e capacidade cognitiva”.

Em destaque

Subir