Nas Notícias

Pacientes chineses já são atendidos por robot em ambulatório (com vídeo)

Os pacientes de um ambulatório na província chinesa de Anhui, no leste do país, são já atendidos por um robot dotado de Inteligência Artificial. O ‘humanoide’ consegue diagnosticar os pacientes e passar-lhes receitas.

De sorriso rasgado e permanente, o “Doutor Assistente IA [Inteligência Artificial]” é responsável por diagnosticar pacientes e passar-lhes receitas, tendo por base informações de outros médicos, entretanto armazenadas na sua memória.

Este robot de aspeto ‘humanoide’, desenvolvido pela empresa chinesa iFlytek, foi o primeiro do género, em todo o mundo, a passar nos exames para obtenção da licença para exercer medicina.

De acordo com a agência chinesa Xinhua, citada pela Lusa, os diagnósticos deste robot, numa face inicial, terão de ser confirmados por um médico humano.

A China é um dos países líderes na investigação da Inteligência Artificial e robótica, sendo que estas ‘máquinas’ são já utilizadas em várias áreas do país, entre as quais a redação de notícias ou no cuidado a idosos e crianças.

Veja o robot em ação, com reportagem da agência chinesa Xinhua.

Em destaque

Subir