TV

Ovelha salva do excesso de lã estabelece recorde de tosquia nos 40 quilos

Um recorde lãzudo salvou a vida de Chris. Esta ovelha foi encontrada com a saúde debilitada pelo excesso de lã, levando uma organização australiana a pedir ajuda urgente. Um campeão de tosquia respondeu ao apelo e esteve perto de duplicar o recorde ao cortar 40 quilos de lã.

No mesmo dia em que a Ovelha Choné chegou aos cinemas, a australiana ovelha Chris foi salva do excesso de lã.

Quando foi encontrada no mato, Chris estava com a saúde bastante debilitada devido ao peso excessivo dos ‘cobertores’ naturais, que era o tripo do normal. A ovelha é de uma espécie em que a lã cresce ao dobro do ritmo normal e os sinais apontavam que Chris já não seria tosquiada há cinco anos.

A ovelha foi entregue à organização RSPCA, que colocou um apelo desesperado nas redes sociais a pedir um tosquiador, pois Chris estava em risco de vida.

E quem aceitou o desafio foi o quadricampeão australiano de tosquia, Ian Elkins (sim, na Austrália, bem como outros países, há campeonatos de tosquia).

Com a ovelha sedada (para não entrar em choque), Ian Elkins puxou dos galões e acabou por estabelecer um novo recorde. Convém explicar que uma ovelha gera cerca de 11 quilos de lã por ano e, segundo o Guinness, a maior tosquia tinha sido feita à Big Ben, uma ovelha neozelandesa à qual foram retirados 28 quilos de lã.

O multipremiado tosquiador, auxiliado por mais quatro especialistas, terminou o trabalho com um total (oficial) de 40 quilos de lã, um novo recorde e um enorme fardo que saiu dos ombros (e do resto do corpo) de Chris, que mal conseguia andar com tanto peso em cima.

Em destaque

Subir