Mundo

Ouviram-se tiros em Toulouse, há três polícias feridos e suspeito permanece barricado

policia_francesaAlegado autor do massacre de Toulouse, Mohamed Merah, de 23 anos, que retirou a vida a quatro pessoas, na segunda-feira, e a três paraquedistas, no dia 11 de março, continua barricado num apartamento. Foram ouvidos vários tiros e três agentes ficaram feridos sem gravidade. A qualquer momento, Merah poderá ser capturado. Mas as autoridades ainda não dão como certo que este membro da al-Qaeda é o criminoso de Toulouse, que matou sete pessoas.

Segundo o ministro do Interior, Claude Gueant, o suspeito, Mohamed Merah, de 23 anos “tem ligações à jihad” e fez, recentemente, “viagens ao Afeganistão e Paquistão”. Intitula-se “um mujahedin” e cometeu os atentados em Toulouse porque queria “vingar a morte de crianças palestinas e atacar o exército francês”.

Mohamed Merah pode ser detido a qualquer momento. Já circularam notícias de que o homem que diz ter cometido os atentados de Toulouse tinha sido capturado pela polícia, mas imediatamente essas informações foram desmentidas.

Merah diz-se terrorista da al-Qaeda e num telefonema que fez à cadeia de televisão France 24, garantiu que foi o autor dos atentados que mataram três militares, primeiro, e quatro civis, mais tarde, num outro ataque em que usou os mesmos procedimentos.

Mas as autoridades ainda não dão como certo que Mohamed Merah, o homem barricado num apartamento, é o autor dos dois ataques. O homem mais procurado em França poderá estar fechado e cercado pela polícia, mas ainda não há garantias oficiais de que esta informação é verdadeira.

A confirmar-se, chega ao fim uma série de sete assassinatos cometidos a sangue frio, que chocou França e Israel, provocando uma condenação internacional. O homem que se diz autor dos crimes prometeu entregar-se, mas a polícia está a tomar todas as precauções, porque espera um comportamento “imprevisível”, em virtude do perfil psicológico traçado pelo seu advogado – que o defendera em diversos delitos.

Mohammed Merah disparou contra uma escola judaica de Toulouse e matou três crianças (de 3, 6 e 10 anos) e um professor de 30 anos). Noutro ataque, matou três militares. Nos dois casos, seguia de moto e disparou indiscriminadamente. Consigo transportava uma câmara que lhe permitiu gravar a cena, segundo garantem algumas pessoas que assistiram aos crimes.

Em destaque

Subir