Mundo

Outro selfie de Obama a provocar grande polémica, usado de forma abusiva

obama selfie 1barack selfie casa brancaBarack Obama, Presidente dos EUA, foi ‘vítima’ de mais um selfie, foto feita ao lado do desportista David Ortiz e usada pela Samsung para fins comerciais. A Casa Branca já fez saber que não permitirá utilizações abusivas da imagem de Obama. Ortiz tem um contrato com a marca, que prevê fazer selfies com celebridades…

As palavras “selfie” e “Barack Obama” voltaram a suscitar polémica na Casa Branca. Desta vez ocorreu após uma visita de atletas olímpicos. O jogador de basebol dominicano dos Boston Red Sox, David Ortiz, solicitou a Obama que fizesse um selfie.

O Presidente dos EUA aceitou o convite. Mas a verdade é que a imagem viria a ser utilizada por uma marca de telemóveis, com fins comerciais, o que causou indignação na Casa Branca, que entende que este caso encerra uma exploração abusiva da imagem de Obama.

Entretanto, a Casa Branca já manifestou preocupação. Segundo o New York Daily News, o desportista Ortiz tem um contrato com a Samsung que prevê que o atleta tire selfies com personalidades ser transportado para a esfera comercial.

O selfie de Obama da autoria de David Ortiz rapidamente se transformou num fenómeno nas redes sociais, com milhares de partidas, sobretudo no Twitter.

A Samsung chamou a si o facto de o selfie ter sido feito com um aparelho da marca e usou a fotografia de Obama e Ortiz para promover o novíssimo Galaxy Note 3.

No selfie, naturalmente, não se vê o aparelho da Samsung. Mas em diversas outras fotos tiradas pela imprensa, no momento em que ocorre este caso, surge o Note 3.

O conselheiro de Obama, Dan Pfeiffer, sublinhou que o Barack Obama não tinha conhecimento daquele contrato do desportista.

E a marca já foi informada pela própria Casa Branca de que não pode fazer um uso abusivo da imagem do Presidente dos EUA. E o próprio Obama vai tomar medidas para que casos como este não se repitam.

Em destaque

Subir