Mundo

Outra vez na Índia: Duas mulheres violadas e enforcadas em árvores

violadas 210violadas e enforcadasVoltou a acontecer e novamente no estado de Uttar Pradesh, na Índia. Duas mulheres, em atos separados, foram violadas e enforcadas em árvores. Um tinha 19 anos e a outra 45. Ao mesmo tempo, uma terceira mulher queixa-se de ter sido violada por quatro polícias dentro de uma esquadra.

Uttar Pradesh. O nome deste estado da Índia começa a ser sinónimo de terror para as mulheres. Hoje, uma jovem de 19 anos foi encontrada enforcada numa árvore, depois de ter sido violada; horas antes, fora descoberto o corpo de uma mulher de 45 anos, violada e depois enforcada numa árvore.

Os casos não são uma novidade em Uttar Pradesh desde que, há poucas semanas, todo o mundo ficou a saber que duas adolescentes, de 14 e 15 anos, foram violadas por cinco homens e enforcadas numa árvore.

De acordo com as informações reveladas pela polícia, a vítima de 19 anos foi encontrada junto de uma aldeia perto da cidade de Moraújo.

A família alega que a jovem foi violada antes de ser barbaramente assassinada, mas o corpo ainda não foi autopsiado.

A vítima de 45 anos foi descoberta numa aldeia a cerca de 60 quilómetros da capital do estado, Lucknow. A mulher era uma conhecida ativista contra o uso de álcool ilícito e, de acordo com a família, foi ‘castigada’ com uma violação coletiva e o enforcamento.

Ainda segundo as informações reveladas pela polícia, os exames não confirmaram as alegações de que foi violada antes de ser enforcada.

Agredida por polícias?

Também de Uttar Pradesh chegam os relatos de que ma mulher, de idade não divulgada, queixou-se de ter sido violada dentro de uma esquadra da polícia.

A vítima, que tinha ido pedir a libertação do marido, alegou ter sido agredida sexualmente por quatro polícias em Hamirpur, na noite de segunda-feira, após recusar pagar um suborno pela libertação.

“Às 23h30, quando não havia ninguém, o inspetor-adjunto levou-me para o escritório e violou-me”, declarou a mulher, numa entrevista para a CNN-IBN.

“O procedimento vai seguir os trâmites normais. A vítima apresentou uma denúncia e o suspeito será detido em breve”, afirmou Virendra Kumar Shekhar, porta-voz da polícia de Hamirpur.

Uttar Pradesh é o estado mais populoso da Índia. Entre as mais de 200 milhões de pessoas existem muitos milhares de mulheres pobres ou que, numa sociedade ainda muito hierarquizada, pertencem a castas inferiores.

No caso das duas adolescentes violadas e enforcadas numa árvore, a polícia revelou ter detido três suspeitos de cometer o crime, irmãos que pertencem a uma casta dominante, e ter demitido os dois polícias que terão recusado registar a ocorrência. 

Em destaque

Subir