Categorias: Nas Notícias

Defende Ferreira Leite: Queda do Governo de Passos é certa se taxa sobre pensões for avante

Haraquiri do Governo de Passos Coelho, segundo Manuela Ferreira Leite, pode ser o corte “cruel e desumano” que vai afetar os reformados. “Ou cai o Governo, ou a taxa sobre as pensões”, defende Ferreira Leite, que não acredita que PSD e CDS se entendam nesta medida de corte de rendimentos dos pensionistas, de 10 por cento, confirmado hoje pelo primeiro-ministro.

A comentadora e ex-líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, não acredita que o “cruel e desumano” corte nos rendimentos dos pensionistas avance. Segundo defendeu na TVI24, os partidos que formam o Governo não poderão estar de acordo com a medida. “Se o corte das pensões avançar, cai o Governo”, defende Ferreira Leite.

A social-democrata, crítica do Governo de Passos Coelho, referia-se à recente declaração de Paulo Portas, líder do CDS-PP e ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros. Segundo Manuela Ferreira Leite, Portas não poderá aceitar este tratamento “desumano” sobre os pensionistas.

“O ministro Paulo Portas não tem outra solução. Diz que o aumento de impostos ou a retirada de rendimento aos pensionistas era uma fronteira que não podia ultrapassar. Mas depois disso pode ultrapassar com 10 por cento?”, interroga-se Manuela Ferreira Leite, considerando que “não tem lógica” que o CDS aceite a medida.

E num cenário em que o corte das pensões avance, “Paulo Portas não tem alternativa senão ir embora”, provocando uma “uma crise política” que termina com a queda do Governo.

Manuel Ferreira Leite considera ainda que o executivo de Pedro Passos Coelho está a lidar com os reformados de modo “cruel e desumana”, o que agrava a perda de confiança entre cidadãos e Governo.

“Existe uma quebra de confiança fatal entre cidadãos e Governo”, salienta Manuela Ferreira Leite, que vislumbra nas medidas apresentadas por Passos uma “violação de um contrato” que os portugueses aceitaram e votaram, quando elegeram este executivo. “O Governo tem tratado os aposentados de forma cruel”, repetiu Ferreira Leite.

A comentadora falava, na TVI24, no corte de rendimentos que os pensionistas vão sofrer, com efeitos retroativos, o que significa que se aplica a todos os pensionistas e não apenas aos novos reformados. A medida foi anunciada por Passos e explicada com mais detalhe por Hélder Rosalino, secretário de Estado da Administração Pública, em declarações à SIC Notícias.

Mas as críticas de Manuela Ferreira Leite não se ficaram por aqui. A questão do aumento do desemprego é outra marca deste Governo – recorde-se que Pedro Passos Coelho não tocou no assunto, na declaração ao país. “Como pode o país estar tão calmo com o desemprego jovem nos 42 por cento?”, perguntou Ferreira Leite.

Hoje, no debate quinzenal, António José Seguro, secretário-geral do PS, insistiu na retroatividade da medida e pediu ao primeiro-ministro Pedro Passos Coelho que dissesse “sim ou não” e que confirmasse as palavras de Rosalino. Passos Coelho confirmou. “Quem produz a sua carreira contributiva a partir de 2005, já tem as mesmas regras da Segurança Social. Portanto, estamos a falar da convergência das pensões que estão em pagamento”, disse.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 5 de julho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 5 de…

há % dias

No verão é preciso ter olho para a saúde

Com a chegada da época mais quente do ano é comum nos concentrarmos na proteção…

há % dias

5 de julho, nasce a ovelha Dolly, o primeiro mamífero clonado do mundo

A 5 de julho de 1996, nasceu a ovelha Dolly, na Escócia, fruto de um…

há % dias

Euro Dreams resultados de hoje: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

4 de julho, é ratificada a Declaração da Independência dos EUA

No dia 4 de julho de 1776, é ratificada e publicada a Declaração da Independência…

há % dias

2 de julho, a Literatura ganha Hesse, mas perde Hemingway e Sophia

Nasce Hermann Hesse, morrem Ernest Hemingway e Sophia de Mello Breyner. O dia 2 de…

há % dias