Motores

Ott Tanak vence Rali da Turquia

Ott Tanak venceu o Rali da Turquia, obtendo o seu terceiro triunfo consecutivo da temporada no Campeonato do Mundo da especialidade e o quarto do ano.

Depois da hecatombe da véspera, o estónio da Toyota assumiu o comando do rali, que não mais perderia até final, sendo que neste último dia, a sua principal prioridade foi gerir a sua vantagem sobre o segundo classificado, o seu companheiro de equipa Jari-Matti Latvala.

Composta apenas por quatro especiais de classificação, esta terceira etapa da prova turca acabou por ter outros protagonistas que não os homens do topo da classificação geral. E aí destacaram-se os dois homens que lutam pelo título mundial, Sebastien Ogier e Thierry Neuville, que depois dos percalços de sábado regressaram à prova ao abrigo da regra ‘rally 2’ de modo a limitarem os danos no campeonato buscando os pontos da Power Stage.

Ogier levou a melhor sobre o belga da Hyundai em duas das quatro classificativas, mas Neuville venceu a mais ‘apetecível’ e derradeira, superando o Campeão do Mundo em 1,6s.

Alheios a isto Ott Tanak e Jari-Matti Latvala mantiveram mais ou menos o ‘status quo’ entre si, e o estónio acabaria por triunfar por mais de 22 segundos, com o finlandês a confirmar a preciosa ‘dobradinha’ da Toyota diante de Hayden Paddon, que deu à Hyundai um pódio de consolação mas terminou a mais de 1m40s do vencedor.

Da mesma forma Teemu Suninen ‘salvou a honra’ da M-Sport Ford com o seu quarto lugar, mais de três minutos à frente de Andreas Mikkelsen, para quem os pontos do quinto posto final foram melhores do que a prova, ‘pagando’ os problemas tidos no segundo dia do rali turco.

Classificação

1º Ott Tanak/Martin Jarveoja (Toyota) 3h59,24,5s

2º Jari-Matti Latvala/Mikka Anttila (Toyota) + 22,3s

3º Hayden Paddon/Scott Marshall (Hyundai) + 1m46,3s

4º Teemu Suninen/Mikko Markkula (Ford) + 4m10,9s

5º Andreas Mikkelsen/Anders Jaeger (Hyundai) + 7m11,7s

6º Henning Solberg/Ilka Minor (Skoda) + 13m40,6s

7º Jan Kopecky/Pave Dresler (Skoda) + 18m25,2s

8º Simone Tempestini/ Sandor Itu (Skoda) + 19m37,1s

9º Chris Ingram/Robert Whittock (Skoda) + 20m21,3s

10º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Ford) + 20m51,2s

Em destaque

Subir