Motores

Ott Tanak vence Rali da Alemanha

Ott Tanak impôs-se no Rali da Alemanha, que este domingo se concluiu, logrando a sua segunda vitória consecutiva no Campeonato do Mundo de Ralis.

O estónio da Toyota geriu a sua vantagem neste último dia de prova, animado pela intensa luta pela segunda posição, que viria a ‘sorrir’ a Thierry Neuville, quarto à partida para esta derradeira etapa.

Mas tanto Dani Sordo como Jari-Matti Latvala acabariam por não concluir a prova, abandonando na primeira especial deste último dia. O espanhol da Hyundai danificou o seu i20 WRC com uma saída de estrada, enquanto o finlandês da Toyota foi vítima de uma fuga hidráulica no seu Yaris WRC.

Face a isto Thierry Neuville não fez mais do que assegurar-se que não era surpreendido por Esapekka Lappi, e dessa forma garantir os preciosos pontos do segundo lugar, reforçando assim a liderança do campeonato.

Sebastien Ogier bem tentou chegar ao pódio, depois da grande recuperação após o percalço sofrido na véspera. Mas o melhor que o Campeão do Mundo conseguiu foi a quarta posição dada a diferença de mais de meio minuto que o separava de Lappi.

Valeu ao francês a vitória na Power Stage para ‘salvar’ 17 pontos, com apenas uma décima apenas a separar Ogier de Tanak nessa derradeira especial. Assim limitou as perdas no campeonato relativamente a Neuville.

Os abandonos de Sordo e Latvala também jogaram a favor de Teemu Suninen para terminar num improvável quinto posto, logo atrás do seu companheiro de equipa, que também tirou partido dos problemas sentidos por Andreas Mikkelsen no primeiro dia para terminar 10 segundos à frente do norueguês da Hyundai.

A Citroën foi uma ‘sombra’ do que tinha mostrado na Finlândia, sendo que Craig Breen ‘deitou fora’ um provável pódio com a saída de estrada no começo do rali que acabou por danificar a suspensão do seu C3 WRC e lhe custar bastante tempo. O irlandês termina o rali germânico no sétimo posto, num contraste com o seu companheiro Mads Ostberg, que não evitou uma saída de estrada definitiva na etapa de sábado.

Classificação final

1º Ott Tanak/Martin Jarveoja (Toyota) 3h03m36,9s

2º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) + 39,2s

3º Esapekka Lappi/Janne Ferm (Toyota) + 1m00,9s

4º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Ford) + 1m34,5s

5º Teemu Suninen/Marko Markkula (Ford) + 2m02,9s

6º Andreas Mikkelsen/Anders Jaeger (Hyundai) + 2m13,8s

7º Craig Breen/Scott Martin (Citroën) + 2m39,1s

8º Marijan Griebel/A. Rath (Citroën) + 10m41,2

9º Jan Kopecky/Petr Desler (Skoda) + 13m12,8s

10º Kalle Rovanpera/Juho Halttunen (Skoda) 13m16,6s

Em destaque

Subir