Motores

Ott Tanak obtém primeira vitória pela Toyota

O Rali da Argentina marcou a primeira vitória de Ott Tanak pela Toyota no Campeonato do Mundo da especialidade.

O estónio partia para a curta última etapa da prova sul-americana na liderança e com mais de 40 segundos de vantagem sobre Thierry Neuville. Isto depois de uma exibição com algumas peripécias, nomeadamente quando bateu numa pedra na primeira especial de sexta-feira, fazendo um pião e ficando com danos na direção do seu Toyota Yaris WRC.

Na altura Tanak desceu para o nono posto, mas não baixou os braços e conseguiu ganhar dez das 12 classificativas seguintes – falhando apenas o triunfo nas curtas super especiais. A meio da tirada de sexta-feira já estava no comando do rali.

Já neste domingo, apenas com três troços cronometrados, o estónio da Toyota geriu a sua vantagem para vencer o rali com mais de 37 segundos de vantagem sobre Thierry Neuville, que teve de se contentar com a segunda posição, num pódio completado pelo seu companheiro de equipa Dani Sordo.

Para o belga e para a Hyundai acabou por ser um bom resultado, já que terminou duas posições à frente de Sebastien Ogier e ainda bateu o Campeão do Mundo na Power Stage, capitalizando os pontos correspondentes.

Embora tivesse passado brevemente pelo primeiro posto no segundo dia de prova, Andreas Mikkelsen teve de se contentar com a quinta posição final no terceiro Hyundai i20 Coupé WRC, depois de um furo que o fez perder muito tempo. Mesmo assim o norueguês esteve à beira de dar ainda mais pontos à marca coreana, já que no último dia imprimiu um andamento que o deixou a apenas quatro segundos (!) do quarto lugar em que terminou Sebastien Ogier.

Se o Campeão do Mundo perdeu algum terreno no campeonato para Thierry Neuville no país das pampas, a Citroën teve ainda menos sorte, já que Kris Meeke disse adeus às posições do pódio após um furo que lhe custou muito tempo, já depois da equipa ter perdido os serviços de Craig Breen, devido a acidente. A sétima posição de Meeke foi um ‘magro’ consolo para a marca do ‘double chevron’.

Pior do que a Citroën na Argentina só mesmo Jari-Matti Latvala, que ficou pelo caminho depois de destruir a suspensão do seu Toyota Yaris WRC contra uma pedra na etapa de sexta-feira.

Classificação final

1º Ott Tanak/Martin Jarveoja (Toyota) 3h43m28,9s

2º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) + 37,7s

3º Dani Sordo/Carlos del Barrio (Hyundai) + 1m15,7s

4º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Ford) + 1m58,6s

5º Andreas Mikkelsen/Anders Jaeger (Hyundai) + 2m02,6s

6º Elfyn Evans/Daniel Barritt (Ford) + 3m06,3s

7º Kris Meeke/Paul Nagle (Citroën) + 3m25,7s

8º Esapekka Lappi/Janne Ferm (Toyota) + 4m32,6s

9º Teemu Suninen/Mikka Markkula (Ford) + 5m38,6s

10º Pontus Tidemand/Jonas Andersson (Skoda) + 12m15,8s

Em destaque

Subir