Motores

Ott Tanak mantém liderança no Chile

A segunda etapa do Rali do Chile foi marcada por duas importantes ‘baixas’ em alturas diferentes do dia, dominado por Ott Tanak, que geriu a vantagem conquistada nas últimas especiais da tirada.

O estónio da Toyota iniciou o dia com pouco mais de 22 segundos de vantagem sobre Sebastien Ogier, e sabia que teria de ser assertivo se não quisesse perder a liderança.

E assim o fez, embora só fosse o mais rápido em duas das seis classificativas do dia, Tanak nunca perdeu de vista tudo o que o Campeão do Mundo fazia. Ogier foi o mais rápido em três troços cronometrados mas não evitou concluir a etapa a mais de meio minuto do líder.

Thierry Neuville ainda chegou a dar um ar da sua graça na primeira especial da jornada, mas acabaria por sofrer um violento acidente onde destruiu o seu Hyundai i20 WRC. O pior desfecho para o belga, que se não saiu ferido com gravidade ficou pelo menos ferido no orgulho, parecendo já certa a perda da liderança do campeonato que tinha à chegada à prova sul-americana.

Quando se pensava que Jari-Matti Latvala pudesse completar o bom desempenho de conjunto da Toyota, pois durante grande parte da etapa seguiu na terceiira posição, viu as suas esperanças de um pódio ruírem quando a caixa da árvore de transmissão do seu Yaris WRC cedeu. Na altura o finlandês procurava defender a sua terceira posição dos ataques de Sebastien Loeb.

Com o abandono de Latvala quem beneficiou foi Loeb, para ascender ao terceiro posto, sendo que o francês da Hyundai parte para o último dia a cinco segundos de Ogier e pode perfeitamente bater-se pelo segundo lugar com o seu compatriota da Citroën.

Elfyn Evans, segue na quarta posição, a mais de um minuto de Tanak. O galês da M-Sport Ford deverá ter um domingo tranquilo face aos quase dois minutos de vantagem sobre o seu companheiro de equipa Teemu Suninen, que procurará defender a sua quinta posição de um ataque Esapekka Lappi, sexto a uma dezena de segundos do seu compatriota.

Classificação após a 12ª PE
1º Ott Tanak/Martin Jarveoja (Toyota) 2h41m05,5s
2º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Citroen) + 30,3s
3º Sebastien Loeb/Daniel Elena (Hyundai) + 35,4s
4º Elfyn Evans/Scott Martin (Ford) + 1m06,3s
5º Teemu Suninen/Markko Salmini (Ford) + 3m03,0s
6º Esapekka Lappi/Janne Ferm (Citroën) + 3m13,3s
7º Andreas Mikkelsen/Anders Jaeger (Hyundai) + 3m43,4s
8º Kalle Rovanpera/Jarmo Halttunen (Skoda) + 6m33,2s
9º Mads Ostberg/Torsten Eriksen (Citroën) + 7m09,3s
10º Kris Meeke/Sebastian Marshall (Toyota) + 7m21,9s

Em destaque

Subir