Motores

Ott Tanak lidera Rali de Portugal após hecatombe em Ponte de Lima

A segunda passagem pelo troço de Ponte de Lima (27,4km) acabou por ter grande impacto no desfecho do segundo dia de prova do Rali de Portugal. Kris Meeke e Jari-Matti Latvala capotaram, Hayden Paddon teve problemas e Ott Tanak aproveitou para ascender à liderança da prova lusa do Campeonato do Mundo de Ralis.

Até à sétima especial a liderança foi mudando constantemente de mãos, ora nas mãos de Latvala, ora nas de Meeke, ora nas de Tanak, que acabou mesmo o dia na frente do rali.

Mas a última classificativa de estrada antes da Braga Street Stage, acabou por ser fatal para as aspirações de três dos protagonistas, pois obrigou Paddon a desistir – e novamente no mesmo troço em que o fez em 2016, mas desta vez sem provocar um incêndio florestal – e atrasou irremediavelmente Latvala e Meeke.

O finlandês da Toyota caiu para o 13º posto após perder mais de 4m40s para os homens da frente, e o britânico da Citroën cerca de sete minutos, fazendo-o descer para a 16ª posição.

Dani Sordo, que venceu a segunda passagem pela classificativa de Ponte de Lima ‘saltou’ para o segundo posto, diante de Sebastien Ogier, que venceu neste último troço do dia, com apenas quatro décimas a separar o espanhol do francês à partida para o terceiro dia de prova.

Thierry Neuville concluiu a etapa no quarto posto, ainda que o resultado não tenha deixado o belga completamente satisfeito, pois em Ponte de Lima 2 sentiu-se prejudicado por Latvala, quando o finlandês retomou o percurso após o acidente sofrido, falando-se que a Hyundai poderá protestar o tempo atribuído ao seu piloto.

Mas a prova não foi apenas atribulada apenas ao nível do WRC, já que se Miguel Campos foi ‘pacificamente’ o melhor português, já ao nível do Campeonato Nacional de Ralis o dia ficou marcado pelo acidente e abandono de José Pedro Fontes. Com a desistência do Campeão Nacional, foi Pedro Meireles quem herdou a liderança, ficando mais à vontade quando deixou de ter Miguel Barbosa atrás de sim quando o piloto lisboeta teve problema num rolamento do seu Skoda Fabia R5.

Classificação após 9ª PE

1º Ott Tanak/Martin Jarveoja (Ford) 1h37m18,5s
2º Dani Sordo/Marc Marti (Hyundai) + 4,6s
3º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Ford) + 5,0s
4º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) + 11,1s
5º Craig Breen/Martin Scott (Citroën) + 12,9s
6º Elfyn Evans/Daniel Barritt (Ford) + 18,3s
7º Juho Hanninen/Kaj Lindstrom (Toyota) + 52,0s
8º Esapekka Lappi/Janne Farm (Toyota) + 1m12,3s
9º Andreas Mikkelsen/Anders Jaerger (Skoda) + 3m17,8s
10º Mads Ostberg/Ola Floene (Ford) + 3m50,0s

Em destaque

Subir