Motores

Ott Tanak garante triunfo no Rali do Chile

Ott Tanak não desperdiçou a oportunidade que se lhe apresentou no Rali do Chile para somar a sua segunda vitória da temporada no Campeonato do Mundo da especialidade.

Partindo para a derradeira etapa da prova sul-americana na liderança e com mais de meio minuto de vantagem sobre Sebastien Ogier, o estónio da Toyota preocupou-se em gerir a diferença para o Campeão do Mundo.

Tanak queria sair desta primeira incursão do WRC no Chile tentando ser ‘totalista’. Ou seja; vencer o rali e também garantir os pontos extra conferidos pelo triunfo na Power Stage final. E o piloto do Báltico acabou por ser bem sucedido, atingindo esses objetivos.

As características da prova chilena – um misto de Rali da Grã-Bretanha com Rali da Austrália – serviram que ‘nem uma luva’ ao Yaris WRC, e isso foi muito bem aproveitado por Tanak, que fez parte do esforço nos dois primeiros dias, ao evitar os percalços que afastaram Thierry Neuville a Jari-Matti Latvala da corrida, ao mesmo tempo que ganhou uma margem suficiente para não ser apoquentado por Ogier.

Depois o francês da Citroën teve mais do que se preocupar do que com o estónio da Toyota, já que partiu para este último dia com apenas cinco segundos de vantagem sobre o seu compatriota Sebastien Loeb. E o gaulês da Hyundai procurou de facto chegar ao segundo lugar do Campeão do Mundo.

Ao impor-se na segunda especial de hoje, ganhando mais quatro segundos ao seu rival, Sebastien Ogier deixava bem claro que não queria abdicar dos pontos da segunda posição, face a um Loeb que ao consegui-lo iria tirar pontuação a um dos adversários de Neuville no campeonato.

O francês da Hyundai ainda ganhou uma classificativa, mas as sete décimas ganhas a Ogier foram insuficientes para lhe ameaçar a segunda posição e Loeb teve mesmo que se contentar com o último lugar do pódio, ainda que tenha terminado a somente sete segundos do Campeão do Mundo.

Atrás dos três primeiros Elfyn Evans alcançou uma merecida quarta posição, diante do seu companheiro de equipa Teemu Suninen. Um bom resultado de conjunto da M-Sport, que assim fez uma boa operação em termos de campeonato de construtores.

Embora a sexta posição não seja um resultado sensacional, Esapekka Lappi teve pelo menos o consolo de dar mais pontos à Citroën e ter evitado problemas e percalços que teve nas provas anteriores, num rali que esteve longe de ser aquilo que Andreas Mikkelsen desejava, pois o sétimo posto é pouco para as aspirações que o norueguês tinha para esta prova. O mesmo se pode dizer de Kris Meeke, com o oitavo lugar conseguido.

Classificação final
1º Ott Tanak/Martin Jarveoja (Toyota) 3h15m53,8s
2º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Citroen) + 23,1s
3º Sebastien Loeb/Daniel Elena (Hyundai) + 30,2s
4º Elfyn Evans/Scott Martin (Ford) + 1m36,7s
5º Teemu Suninen/Markko Salmini (Ford) + 3m15,6s
6º Esapekka Lappi/Janne Ferm (Citroën) + 3m45,4s
7º Andreas Mikkelsen/Anders Jaeger (Hyundai) + 4m39,0s
8º Kris Meeke/Sebastian Marshall (Toyota) + 7m33,4s
9º Kalle Rovanpera/Jarmo Halttunen (Skoda) + 7m52,5s
10º Mads Ostberg/Torsten Eriksen (Citroën) + 8m16,1s

Em destaque

Subir