Motores

Ott Tanak ganha vantagem na Argentina

A primeira etapa do Rali da Argentina foi bastante animada e com duas partes distintas. Uma em que dominou Andreas Mikkelsen, e outra em que após problemas do norueguês da Hyundai foi Ott Tanak a levar a melhor.

O estónio da Toyota foi de uma grande consistência e andamento impressionantes, vencendo cinco das sete especiais disputadas. Na pausa entre as duas secções Tanak detinha uma escassa vantagem de somente oito décimas sobre Mikkelsen, que era o grande rival do piloto do Báltico antes de ter problemas no seu Hyundai i20 WRC.

Kris Meeke parecia então ser o novo rival do líder, mas a diferença do britânico agravou-se quando o britânico da Citroën sofreu um furo. Isso acabou por dilatar para quase 23 segundos a diferença entre dos dois primeiros no final do dia.

Mas a prova argentina não se resume à discussão pelo primeiro posto, já que também foi animado o duelo pela terceira posilão entre Thierry Neuville e Dani Sordo. O belga recuperou a posição ao espanhol no último troço, conseguindo nove segundos de vantagem sobre o espanhol. Mas tudo fica por decidir nos dois dias que restam de prova.

Sebastien Ogier esteve discreto, muito devido à sua posição na estrada, mas manteve-se entre os cinco primeiros, a menos de sete segundos de Sordo, sendo que tem o segundo Citroën C3 WRC, de Craig Breen, a menos de cinco segundos.

Depois de ter passado pela liderança Andreas Mikkelsen viu-se relegado para o sétimo posto, já que na quinta especial do dia perdeu 40 segundos com um furo, e terminou o dia a 17 segundos de Craig Breen, sendo provável que volte a atacar as posições cimeiras na segunda etapa da prova.

Já Esapekka Lappi foi bastante azaradi. O finlandês da Toyota sofreu dois furos naquela que é a sua estreia no país das pampas, isto apesar de ter terminado o dia à frente de Elfyn Evans e Teemu Suninen, que fecha o top dez. Mas o prémio do azar vai para o piloto do terceiro Yaris WRC, Jari-Matti Latvala, que partiu a suspensão do seu Toyota na terceira especial. E, como se isso não bastasse, ainda viu ceder o sistema de lubrificação do motor, que deverá causar o seu abandono definitivo, como consequência de uma fissura causada pela colisão contra uma pedra.

Classificação

1º Ott Tanak/Martin Jarveoja (Toyota) 1h30m38,6s

2º Kris Meeke/Paul Nagle (Citroën) + 22,7s

3º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) + 28,6s

4º Dani Sordo/Carlos del Barrio (Hyundai) + 29,5s

5º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Ford) + 36,4s

6º Craig Breen/Scott Martin (Citroën) + 41,2s

7º Andreas Mikkelsen/Anders Jaeger (Hyundai) + 58,5s

8º Esapekka Lappi/Janne Ferm (Toyota) + 1m07,9s

9º Elfyn Evans/Daniel Barritt (Ford) + 1m10,3s

10º Teemu Suninen/Mikka Markkula (Ford) + 1m33,7s

Em destaque

Subir