Motores

Ott Tanak domina a primeira etapa do Rali da Alemanha

Ott Tanak manteve a liderança do Rali da Alemanha no decorrer da primeira etapa de estrada da prova.

O estónio da Toyota esteve verdadeiramente imparável ao longo deste segundo dia do rali, impondo-se em todas as especiais da segunda passagem pelas classificativas de estrada da tirada, conseguindo mais de uma dúzia de segundos de vantagem sobre Sebastien Ogier.

Com exceção do troço de abertura desta sexta-feira – ganho por Ogier – Tanak foi o mais rápido em todas as especiais do dia, chegando ao parque de assistência da hora do almoço com mais de 15 segundos de vantagem sobre o Pentacampeão do Mundo de Ralis.

O francês conseguiu recuperar alguns segundos, mas o estónio parte para o terceiro dia de prova com uma vantagem importante, sendo que Ogier tem o seu grande rival no campeonato, Thierry Neuville, na terceira posição e a somente 15 segundos de diferença.

Mesmo pensando em alcançar Sebastien Ogier, o belga da Hyundai não se pode descuidar na etapa de sábado, já que o quarto posto está o segundo Ford Fiesta RS WRC da M-Sport de Elfyn Evans e a pouco mais de 10 segundos.

No entanto o galês terá mais do que se preocupar do que em atacar Neuville, uma vez que Jari-Matti Latvala, no segundo Toyota Yaris WRC, está no quinto posto a um pequeno segundo de diferença.

Esta luta pelos lugares cimeiros tem outro pretendente, também ele um especialista de asfalto, Dani Sordo, que ocupa o sexto posto no final deste segundo dia no segundo Hyundai i20 Coupé WRC. O espanhol está a menos de quatro segundos de Latvala, ainda que tenha o terceiro Toyota, de Esapekka Lappi, a somente uma décima.

Fora desta luta têm andado os pilotos da Citroën, com Craig Breen a ser o seu melhor representante mas apenas na oitava posição e a quase um minuto do líder. Isto depois do irlandês ter conseguido ultrapassar Andreas Mikkelsen, que é claramente o piloto da Hyundai menos à vontade nas especiais de asfalto do vale vinícola do rio Mosela.

Classificação após a 7ª PE

1º Ott Tanak/Martin Jarveoja (Toyota) 59m22,6

2º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Ford) + 12,3s

3º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) + 27,4s

4º Elfyn Evans/Daniel Barritt (Ford) + 37,8s

5º Jari-Matti Latvala/Mikka Anttila (Toyota) + 38,8s

6º Dani Sordo/Carlos del Barrio (Hyundai) + 42,7s

7º Esapekka Lappi/Janne Ferm (Toyota) + 42,8s

8º Craig Breen/Scott Martin (Citroën) + 58,0s

9º Andreas Mikkelsen/Anders Jaeger (Hyundai) + 59,0s

10º Teemu Suninen/Mikko Markkula (Ford) + 1m21,4s

Em destaque

Subir