Motores

Ott Tanak conquista primeira vitória no Campeonato do Mundo

Ott Tanak obteve a sua primeira vitória no Campeonato do Mundo de Ralis ao impor-se este domingo no Rali da Sardenha. Uma prova marcada pela dureza, que pôs à prova a mecânica dos carros e também pregou uma partida a Hayden Paddon, que dominou o evento até bater numa pedra na 13ª especial.

O percalço do neozelandês da Hyundai foi tudo aquilo que Tanak precisou para ficar na frente do rali, comando que conservou até final, apesar da pressão exercida por Jari-Matti Latavala.

A ajudar à causa do piloto estoniano da M-Sport o facto do finlandês da Toyota perder tempo na manhã deste último dia, que definitivamente o colocou a uma diferença segura do vencedor, se é que isso existe quando no final de quatro dias apenas uma dúzia de segundos ficou a separar os dois primeiros.

Latvala bem tentou a vitória na derradeira ‘Power Stage’ mas acabou por sair largo numa curva à esquerda e acabou por perder tempo decisivo, não conseguindo assim o seu segundo triunfo do ano.

No último lugar do pódio terminou Thierry Neuville, apesar dos muitos furos e problemas com os travões que marcaram a sua prova na etapa de sábado. Soube capitalizar os problemas de Paddon para concluir a prova italiana do WRC na terceira posição.

Destaque ainda para o excelente quarto lugar conquistado por Esapekka Lappi no seu segundo rali pela Toyota. Ele que para a Sardenha ia com a missão de experimentar peças novas no Yaris WRC. O jovem finlandês conseguiu terminar quase um minuto à frente do Campeão do Mundo Sebastien Ogier, que nunca se sentiu à vontade nos pisos da Sardenha.

Juho Hanninen levou o terceiro Toyota à sexta posição final, apesar de ter protagonizado uma saída de estrada no terceiro dia, o que diz bastante da resistência do Yaris WRC.

Classificação final

1º Ott Tanak/Martin Jarveoja (Ford) 3h25m15,1s
2º Jari-Matti Latvala/Mikka Anttila (Toyota) + 12,3s
3º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) + 1m07,7s
4º Esapekka Lappi/Jonas Ferm (Toyota) + 2m12,9s
5º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Ford) + 3m25,3s
6º Juho Hanninen/Kaj Lindstrom (Toyota) + 3m38,5s
7º Mads Ostberg/Ola Floene (Ford) + 6,31,8s
8º Andreas Mikkelsen/Andreas Jaeger (Citroën) + 8m07,8s
9º Eric Camili/Benjamin Veillas (Ford) + 11m15,8s
10º Jan Kopecky/Petr Dresler (Skoda) 11m21,4s

Em destaque

Subir