Motores

Ott Tanak comanda firme em Espanha

Ott Tanak pode ter sido apenas terceiro na super especial de abertura do Rali de Espanha Catalunha, mas na primeira etapa de estrada ‘puxou dos galões’ e assumiu o controlo da prova.

O estónio da Toyota até nem se mostrou o mais rápido em qualquer uma das segundas passagens pelas especiais que compunham este segundo dia de prova, mas conseguiu emergir como líder no final, conseguindo uma vantagem superior a 26 segundos sobre Dani Sordo.

O espanhol da Hyundai foi mesmo a surpresa da tirada, que atendendo ao facto de se disputar em pisos de terra não lhe conferiam favoritismo. No entanto Sordo venceu o penúltimo troço da etapa e isso, conjugado com alguma perda de tempo de Elfyn Evans na derradeira classificativa do dia acabou por ‘empurrar’ o piloto de Torrelavega para a segunda posição.

É certo que as diferenças entre terceiro e oitavo são muito reduzidas, e que Sebastien Ogier ‘pagou’ o facto de ir a ‘limpar’ a estrada para os adversários. O que fez com que o francês concluísse a etapa na quarta posição, embora a escasso meio segundo de Evans e a pouco mais de três de Sordo.

Tudo está em aberto para uma progressão de Ogier na decisiva etapa de sábado, como ainda o está para Thierry Neuville, ainda que o líder do campeonato tenha perdido quase 40 segundos para o líder, descendo ao sétimo posto. Num contraste com o bom desempenho do seu compatriota Sebastien Loeb, quarto no final deste primeiro dia, apesar de um furo.

À frente de Neuville estão pilotos que não estão particularmente à vontade no asfalto das duas próximas etapas, como Jari-Matti Latvala ou Mads Ostberg, pelo que será previsível uma progressão do piloto da Hyundai.

Classificação após a 7ª PE

1º Ott Tanak/Martin Jarveoja (Toyota) 1h34m27,4s

2º Dani Sordo/Carlos del Barrio (Hyundai) + 26,8s

3º Elfyn Evans/Daniel Barritt (Ford) + 29,7s

4º Sebastien Loeb/Daniel Elena (Citroën) + 30,2s

5º Jari-Matti Latvala/Mikka Anttila (Toyota) + 37,6s

6º Andreas Mikkelsen/Anders Jaeger (Hyundai) + 39,1s

7º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Ford) +39,4s

8º Craig Breen/Scott Martin (Citroën) + 44,7s

9º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) + 59,7s

10º Esapekka Lappi/Janne Ferm (Toyota) + 1m07m4s

Em destaque

Subir