Nas Notícias

Osteoporose pode ser provocada por excesso de vitamina E

osteoporoseUma investigação de cientistas japoneses observou que existe uma ligação entre a ingestão de vitamina E e a osteoporose, uma condição degenerativa óssea. Um estudo relevante para o combate a uma doença que provoca uma reduzida qualidade de vida a uma franja da população mundial.

Na investigação realizada no Japão, descobriu-se que dar doses excessivas de vitamina, ao nível daqueles que se encontram nos suplementos vitamínicos, em ratos originou que os ossos tivessem ficado mais finos.

A verdade é que seguindo esta dieta de altos níveis de vitamina E, os animais desenvolveram osteoporose após oito semanas com altos níveis de vitamina E

A equipa de trabalho, chefiada por Shu Takeda, da Universidade Keio, revelou que a vitamina E estimula a geração de células degradantes de ossos, que normalmente trabalham em conjunto com células formadoras de ossos para manter a força óssea.

A osteoporose é uma doença que causa o enfraquecimento do tecido ósseo e a perda da densidade óssea com o passar do tempo. Costuma afetar pessoas idosas, particularmente as mulheres, que ficam mais propensas a sofrer fraturas.

Geralmente, a vitamina E é naturalmente encontrada em vários alimentos, incluindo o óleo vegetal, nozes e alguns legumes folhosos. Também é encontrada em suplementos como antioxidante e acredita-se que melhore a saúde e retarde os problemas relacionados com o envelhecimento.

“É possível que com o volume de vitamina E contido em suplementos de saúde, os ossos possam ficar frágeis”, disse Takeda ao jornal Mainichi Shimbun. O estudo foi publicado na revista científica Nature Medicine e tornado público esta semana.

Em destaque

Subir