Cultura

Óscares do cinema dos Estados Unidos são entregues hoje

Os prémios de cinema Óscares, de celebração da indústria norte-americana, são entregues hoje em Los Angeles, numa cerimónia sem apresentador e com “Roma”, de Alfonso Cuaron, e “A favorita”, de Yorgos Lanthimos, a liderarem as nomeações.

Esta é a 91.ª edição dos Óscares, a primeira em 30 anos sem um anfitrião oficial por decisão da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, mas com dezenas de convidados que subirão ao palco da cerimónia, que se prolonga até à madrugada de segunda-feira em Portugal.

Entre a longa lista de personalidades convidadas estão o ‘chef’ espanhol José Andrés, a tenista norte-americana Serena Williams e a cantora Barbra Streisand, o músico Tom Morello, o apresentador Trevor Noah e o congressista John Lewis.

Quanto aos prémios, o realizador mexicano Alfonso Cuarón e o grego Yorgos Lanthimos estão em destaque pelo número de nomeações – dez – com os filmes que assinam.

Esta é a primeira vez que uma produção da plataforma Netflix, “Roma”, está nomeada para melhor filme.

O filme está ainda indicado em simultâneo para melhor filme estrangeiro, fotografia (de Alfonso Cuarón) e elenco feminino, com as atrizes Marina de Tavira e Yalitza Aparicio.

“A favorita”, de Yorgos Lanthimos, está indicado para melhor filme, realização e elenco feminino, com Olivia Colman, Emma Stone e Rachel Weisz.

“Assim nasce uma estrela” segue com oito nomeações e, embora assinale a estreia de Bradley Cooper na realização, falha o prémio nesta categoria. A cantora Lady Gaga foi nomeada pela prestação neste ‘remake’ e “Shallow” é candidato ao Óscar de melhor canção.

Com sete nomeações, sobretudo em categorias técnicas, está “Black Panther”, de Ryan Coogler, a primeira produção de super-heróis da Marvel a ser nomeada para melhor filme.

Da lista de nomeados, destaque ainda para o documentário “Free Solo”, de Jimmy Chin e Elizabeth Chai Vasarhelyi, produzido pela National Geographic e que conta com dois portugueses, Joana Niza Braga e Nuno Bento, na equipa de som.

Em destaque

Subir