Nas Notícias

Os Verdes questionam Governo sobre impasse na constituição da nova administração da RTP

O grupo parlamentar Os Verdes questionou o Governo sobre a atual situação da RTP face ao impasse na constituição da nova administração da empresa, que aguarda o parecer das Finanças sobre o terceiro elemento da equipa.

A deputada Heloísa Apolónia, do grupo parlamentar Os Verdes, questionou o Governo, através do ministro da Cultura, numa pergunta enviada à Assembleia da República, “sobre o atual estado em que se encontra a RTP face ao impasse criado nestes últimos cerca de 90 dias, em que o Conselho de Administração não está formalmente constituído”, refere o partido Ecologista, em comunicado.

Os Verdes salientam que, através de comunicado, os sindicatos dos trabalhadores da RTP “deram a conhecer recentemente o atual momento que se vive no seio da empresa, referindo mesmo que esta se encontra em colapso técnico e institucional e próximo do colapso financeiro”.

A isto, prossegue Heloísa Apolónia na questão enviada ao Governo, soma-se o facto de a RTP estar “há cerca de 90 dias sem Conselho de Administração formalmente constituído, uma vez que o membro indicado pelo Conselho Geral Independente (CGI) para assumir a responsabilidade pela área financeira da RTP não terá sido aceite” pelas Finanças.

Considerando esta situação “preocupante, tanto mais que os representantes dos trabalhadores sentem que ‘nunca a empresa esteve tão dividida, tão conflituosa e tão paralisada'”, e em vésperas da organização da Eurovisão, que dá destaque internacional à RTP, Os Verdes questionam se “reconhece o Governo o atual estado em que se encontra a RTP face ao impasse criado nestes últimos cerca de 90 dias em que o Conselho de Administração não está formalmente constituído” e “quando pensa” o Executivo “tomar uma decisão relativamente à indicação do elemento para a área financeira”.

Em 25 de janeiro, o Conselho Geral Independente (CGI) convidou Gonçalo Reis (atual presidente) para apresentar um Plano Estratégico para a RTP para o triénio 2018-2020 e em 08 de fevereiro procedeu à designação de Hugo Graça Figueiredo para integrar o Conselho de Administração do grupo de ‘media’ público.

Desde o início de fevereiro que o Ministério das Finanças tem a indicação do nome do terceiro membro da administração, neste caso uma mulher, que terá o pelouro financeiro, sobre a qual tem de dar um parecer, que é vinculativo.

O Conselho de Administração da RTP é composto por três membros, sendo um presidente e dois vogais, indigitados pelo CGI e, após audição na Assembleia da República, investidos nas suas funções pela assembleia-geral.

Em destaque

Subir